28 MAR 2011
Corujinha participa do lançamento de programa com Dilma e Anastasia

Presidenta anuncia em Belo Horizonte o Rede Cegonha, que garantirá atendimento pré-natal, exames, internação hospitalar e transporte à gestante e ao bebê

O prefeito Eduardo Carvalho Corujinha participou, nesta segunda-feira (28), em Belo Horizonte, do lançamento do programa Rede Cegonha, de proteção à gestante e ao bebê. A solenidade, no Palácio das Artes, contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do governador Antonio Anastasia. Em discurso, Dilma afirmou que o programa vai beneficiar todas as gestantes que buscam atendimento pelo SUS, oferecendo-lhes segurança e conforto desde o pré-natal até os cuidados pós-parto.

Corujinha conversou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que garantiu que Varginha receberá recursos do programa. “Varginha se antecipou e irá inaugurar, no dia 25 de abril, a Casa da Gestante, que oferecerá recursos humanos e materiais para o atendimento integral à futura mãe”, afirma. No entanto, observa o prefeito, o Rede Cegonha aperfeiçoará ainda mais o atendimento, pois terá recursos para o transporte, como o vale-táxi e o Samu Cegonha, para o transporte das gestantes em situação de risco.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, destacou o programa Viva Vida, que o Estado desenvolve em parceria com os municípios. O Centro Viva Vida de Varginha, de referência secundária, é voltado para a atenção integral à saúde sexual e reprodutiva. A prefeitura também cedeu o terreno, localizado no bairro Boa Vista. “Será um centro dedicado à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e voltado para o atendimento de mulheres, casais e gestantes e crianças”, diz o prefeito. O local também fará atendimento ginecológico e urológico e à saúde reprodutiva, dará assistência a casais inférteis, ao pré-natal de alto risco, pediatria de alto risco e orientará os casais no planejamento familiar. Entre os equipamentos disponíveis terá mamógrafo digital, cardiotacógrafo e ultrassom e oferecerá exames especializados dentro dessas clínicas.

Casa da Gestante

Para as gestantes de alto risco e da zona rural, mães de recém-nascidos internados na UTI e nutrizes que necessitem de auxílio de longa duração, está sendo finalizada a Casa de Apoio à Gestante. O projeto, orçado em R$ 523 mil, é resultado de parceria com o governo do estado, o Hospital Regional do Sul de Minas, a ONG Amar e a prefeitura, que cedeu terreno de 500 m². A inauguração acontecerá no próximo dia 15 de abril.

“Nessa área, podemos afirmar que Varginha e referência em Minas Gerais. Durante minha gestão como secretário de Saúde, criamos os bancos de aleitamento e outros recursos para garantir uma gravidez sem risco e que o bebê receba todos os cuidados necessários após o parto. Agora, com o Rede Cegonha, teremos uma rede completa de atendimento ao casal, à gestante e ao bebê”, afirma Corujinha.

Dilma Rousseff afirmou que decidiu lançar o Rede Cegonha em Minas Gerais devido às suas origens belo-horizontinas e mineiras. “Nasci e passei minha infância nesta cidade e desejo que todas as mulheres do Brasil tenham uma gravidez tranquila e que seus filhos cresçam fortes e saudáveis”, disse.