28 MAR 2011
Varginha estuda ampliar capacidade do Melão

Depois do sucesso do clássico América e Cruzeiro, Corujinha estuda melhoria do gramado e da pintura; Cruzeiro promete incentivar parceria e Galo pode ser o próximo

Depois de se tornar capital mineira do futebol durante o final de semana, com a realização do clássico entre América e Cruzeiro, vencido por 3 a 2 pela Raposa, Varginha colhe os resultados e as lições da experiência. Considerado pelo técnico Cuca, do Cruzeiro, como o melhor jogo do Campeonato Mineiro, o derby bateu recorde de público na nova fase do Melão e teve os ingressos esgotados com apenas duas horas, na manhã de quinta-feira. Foram vendidos 13.700 ingressos, sendo 13 mil no Sul de Minas.

Durante a estadia das delegações na cidade, Corujinha se reuniu com as diretorias dos dois clubes e ouviu elogios pelo esforço de fazer do Sul de Minas um novo polo do futebol mineiro. O prefeito chegou a ir à missa, na manhã de domingo, na Matriz, com alguns diretores do Cruzeiro e com o técnico Cuca. “Ele é um sujeito muito simples e cordial, que conhece profundamente as coisas do futebol”, comentou o prefeito. Segundo ele, o treinador do Cruzeiro deu algumas dicas para melhorar o estádio e parte delas será seguida imediatamente. “Ainda não temos condições de fazer intervenções no gramado, já que temos recebido jogos do Boa pelo Módulo 2”, afirmou o prefeito. “Mas vamos corrigir algumas imperfeições, de forma que o campo fique 100% em condições de receber grandes jogos”.

Corujinha já entrou em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – seção Minas Gerais (Crea-MG), com o objetivo de ampliar a capacidade do Melão. “O campo já recebeu mais de 25 mil pessoas, mas, como a colocação das cadeiras, teve a capacidade reduzida. No entanto, temos algumas áreas que podem ser adaptadas e ampliadas, de acordo com estudos técnicos. Temos a esperança de ampliar sua capacidade para cerca de 20 mil torcedores”, disse o prefeito.

Os elogios ao espetáculo também partiram do América. Depois do jogo, o dirigente Marcus Salum disse que Varginha entrou, definitivamente, para o roteiro do futebol mineiro. “Foi uma festa maravilhosa, que só foi manchada pela atuação do trio de arbitragem, que validou um gol em que o atleta do Cruzeiro estava impedido”, disse Salum à rádio Itatiaia.

Corujinha lembrou que o Melão havia recebido, na véspera, o jogo entre Boa de Varginha e Tricordiano, pelo Módulo II. A equipe de Varginha venceu por 2 a 1 e está na liderança do seu grupo ao lado da Tombense, que venceu o Uberlândia. O jogo teve a presença de mais de 5.000 torcedores.

De acordo com números oficiais da Polícia Militar, durante o jogo foram registradas sete ocorrências de pequeno porte, sem envolver violência. Vale lembrar que outras instituições deram suporte para que a partida transcorresse com tranquilidade, como a Polícia Civil, o Juizado do Torcedor, o Juizado de Menores e o Corpo de Bombeiros.

A partida foi vista e acompanhada em vários pontos do país por TV, rádio e internet. A imprensa ocupou todas as cabines de transmissão e duas alas montadas exclusivamente para o alojamento de narradores, jornalistas e técnicos de veículos de comunicação. A estimativa é que cerca de 150 representantes da imprensa cobriram a partida.

O prefeito afirmou que tanto o América quanto o Cruzeiro demonstram interesse em voltar para novos jogos. “As diretorias elogiaram a cidade e ressaltaram a boa recepção do município. Vamos trabalhar para que tenhamos novos jogos o mais breve possível”, disse o prefeito, que revelou que mantém contato com a diretoria do Atlético. Varginha é candidata a subsede da Copa do Mundo de 2014. O pleito já foi apresentado ao Comitê Organizador Local (COL) e ao Governo de Minas Gerais. Nos próximos dias, Corujinha deve nomear o Núcleo Gestor Municipal da Copa.