29 MAR 2011
Projeto promove encontro de família com a escola em Varginha

Mais de 300 pessoas participaram dos dois primeiros encontros realizados

A presença dos pais no ambiente escolar do filho e os temas que tratam da educação dentro e fora da escola são cada dia mais importantes na formação do cidadão. Pensando nisso, a Escola Municipal José Camilo Tavares, localizada no bairro Barcelona, através da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza um projeto que leva a família para dentro da escola.

Uma vez por mês os pais ou responsáveis pelos estudantes são convidados a participar de um encontro que debate assuntos pertinentes à educação e os desafios da escola na formação das crianças e adolescentes. No ano de 2011, serão promovidas nove reuniões, sendo que duas já foram realizadas no mês de fevereiro e março. A primeira debateu a “Participação da Família na Escola e a segunda tratou da “Violência na Escola”.

De acordo com a diretora da Escola Municipal José Camilo Tavares, Márcia Saleze, os temas dos encontros são sugeridos pelos próprios pais que recebem, através dos filhos, um formulário de identificação para preenchimento com assuntos que eles gostariam de se informar. “A ideia é promover a parceria escola-família. Assim temos a chance também de dar suporte com um espaço para a comunidade”, esclareceu a diretora.

Adesão

Nos dois primeiros encontros do projeto, mais de 300 pais compareceram às palestras. Elas são realizadas no auditório do Propac II, entidade parceira, em frente ao Camilo. Segundo a diretora Márcia Saleze, a iniciativa superou as expectativas, pois nas duas reuniões o auditório estava lotado. “Há o envolvimento dos pais e eles estão interessados e participativos na discussão”.

O motorista Francisco de Paula Alexandre tem um filho de 7 anos que estuda na Escola Municipal José Camilo Tavares. No primeiro encontro ele não pôde participar, mas não perdeu a oportunidade de estar na segunda palestra. “Achei o assunto interessante porque fala bastante do convívio entre os pais e os filhos. Vou aproveitar as dicas”, disse o participante.

Certificado

Para levar os pais aos debates, a escola criou mais um atrativo. No último encontro, marcado para o dia 21 de novembro, os pais que compareceram a 75% das palestras receberão um certificado que será entregue pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). “Toda a comunidade é que realmente faz a escola. Esse tipo de iniciativa faz com que os desafios sejam superados em conjunto, ou seja, com os pais, alunos, professores e funcionários da escola”, completou a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira.

Próximos encontros:

23 de maio