30 MAR 2011
Crianças do PETI conscientizam comunidade contra a dengue

Alunos percorrem as ruas para realizar trabalho

Com o objetivo de realizar um trabalho de prevenção e combater a dengue, as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (SEHAP), através da Prefeitura de Varginha, participam do Projeto Dengosinhos. A iniciativa faz parte das atividades do PETI dentro das sedes da entidade e também junto à comunidade, nas ruas dos bairros do município.

O Projeto Dengosinhos começou no mês de fevereiro com um trabalho dentro dos núcleos do PETI. Agora, os integrantes do programa estão nas ruas, visitando a comunidade para uma maior conscientização. “O objetivo é conscientizar primeiramente a criança para esta levar e colocar em prática dentro de casa”, explicou o coordenadora do PETI, Flávia de Jesus Carvalho.

Segundo o secretário municipal de Habitação e Promoção Social que também é o gestor do PETI em Varginha, Miguel José de Lima, há cerca de dois meses os alunos do programa estão envolvidos em jogos, palestras e brincadeiras. “A iniciativa leva responsabilidade para as crianças que depois se tornam multiplicadoras e passam a convencer os adultos na campanha contra a dengue”, apontou.

PETI

O PETI é um programa do governo federal desenvolvido no município através da Prefeitura de Varginha com gestão da SEHAP. Ele possui quatro unidades instaladas no Terminal Rodoviário (sede da SEHAP), Corcetti, Sion e Barcelona (Propac II) que atendem a 187 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos.

As crianças e adolescentes que apresentam riscos de vulnerabilidades sócio-familiares e ainda estão sujeitas à submissão ao trabalho infantil frequentam o PETI de segunda a sexta-feira no período da manhã para os que estudam a tarde e no período da tarde para os que estudam de manhã. No local, os integrantes realizam oficinas artesanais com material reciclável, danças folclóricas, capoeira, além do acompanhamento escolar.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” disse que as atividades do PETI serão ampliadas, já que no mês de abril um novo núcleo do programa começa a atender nas dependências do Sest/Senat, no bairro Semionato, ao lado do Industrial JK. “Mais 60 crianças e adolescentes serão envolvidos nas atividades do novo PETI”, enfatizou.