04 ABR 2011
Moradores do Barcelona se unem contra a dengue em dia de atividades

“Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue”. Este é o lema da campanha contra a dengue em todo o Estado. A Prefeitura de Varginha, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou mais uma força-tarefa no município, desta vez no bairro Barcelona. O evento foi realizado no último sábado (2), com atividades visando a conscientização da população.

De acordo com a SEMUS cerca de 2,5 mil pessoas compareceram à praça Prefeito José Braga Jordão. Além das brincadeiras e a campanha educativa sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, a comunidade aproveitou para aferir a pressão arterial e passar pelo exame de glicemia. “É um evento para a promoção da saúde em geral. Junto com a dengue, a população fica por dentro de métodos de prevenção de outras doenças e leva o conhecimento para outros membros da família”, comentou o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho.

Multiplicadores

Um atrativo a mais do “Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue”, no bairro Barcelona, foi a participação das crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvido pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (SEHAP). Eles atuaram como agentes da campanha dentro do projeto Dengosinhos que visa a sensibilização da população na prevenção da dengue.

Todos contra a dengue

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da SEMUS, Varginha registrou 157 casos de dengue no ano de 2010. O último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRA), realizado entre os últimos dias 15 e 17, classificou o município como médio risco de transmissão de dengue com um percentual de infestação predial de 3,5%.

“Acabar com a dengue é uma tarefa de todos nós. A cidade está unida para que nenhuma pessoa corra esse risco”, apontou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. A SEMUS anunciou que o bairro Sion é o próximo a receber a campanha “Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue”. As ações no bairro serão realizadas no mês de maio.