04 ABR 2011
Mais de mil pessoas visitam o Parque Novo Horizonte no Dia de Pesca

A segunda edição do Dia de Pesca reuniu mais de mil pessoas no Parque Novo Horizonte, espaço tombado pelo patrimônio municipal. A pescaria realizada pela Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (SETEC), aconteceu neste domingo (3) no período da manhã e da tarde. As margens do lago foi ocupada pelos pescadores que aproveitaram para levar a família no dia de lazer.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Comércio, Henrique Lemes, a iniciativa serviu para levar diversão à família e ainda mostrar as belezas do Parque Novo Horizonte. “Mesmo os que não foram pescar, aproveitaram para passear e conhecer o parque que é uma das opções de lazer da cidade”, comentou.

O Dia de Pesca contribuiu com o próprio parque, pois o lago está com excesso de peixe da espécie conhecida como tilápia, e com a pesca há um controle da população de animais. “Muita gente saiu com bastante peixe ou se divertiu à beira do lago. Estamos preparando novas ações no parque”, apontou a coordenadora do parque, Cristina Marchiori. Das cerca de mil pessoas que passaram pelo parque no domingo, 280 pescaram e contribuíram para a arrecadação de R$ 840 que será investido na manutenção do local.

Evento família

O evento no Parque Novo Horizonte reuniu moradores da comunidade do Novo Horizonte e outros bairros da cidade. A aposentada Maria Aparecida Simão, moradora do bairro de Fátima, levantou cedo e levou o neto João Pedro para o Dia de Pesca. “Eu não sei pescar, mas vou tentar pegar alguma coisa para já fritar hoje no almoço”, comentou.

Diferente da aposentada Maria Aparecida, o pedreiro Manoel Pereira, que mora no bairro Canaã, está acostumado a pescar e pela quantidade de peixes na caixa de isopor mostrou que tinha experiência na pescaria. “Já peguei mais de dois quilos”, disse Manoel.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” afirmou que o parque vai receber novos eventos durante o ano. “É uma área bonita e que precisa ser aproveitada, seja para dias de lazer, ações de meio ambiente ou atividade física”, apontou “Corujinha”. No próximo dia 17, os fiéis se encontrarão no parque para a saída da procissão do Domingo de Ramos. Dali a comunidade caminha até a igreja de Santa Rita no bairro Canaã.