05 ABR 2011
Prefeitura de Varginha faz levantamento para traçar novo mapa da cidade

A Prefeitura de Varginha realizará durante todo o ano um levantamento de toda a região urbana e rural do município por meio de geoprocessamento. Trata-se de projeto que visa à melhorar a infraestrutura da cidade e à elaboração de um banco de dados que ajudará todas as secretarias na realização de projetos e obras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

O geoprocessamento consiste em três etapas. O primeiro é o levantamento aereofotogramétrico, que tem o objetivo de elaborar o novo mapa da cidade. Fotografias aéreas das zonas urbana e rural de Varginha formarão esta nova cartografia. Cerca de dez profissionais estão envolvidos nesta atividade que já recebeu a autorização do Ministério da Defesa para ser executada.

A segunda etapa também já está em andamento e tem como objetivo realizar o recadastramento imobiliário e a atualização da ocupação físico-territorial da cidade. Em um primeiro momento, cerca de sete profissionais temporários estão visitando todos os bairros do município e fotografando as ruas e imóveis residenciais, comerciais, industriais e públicos.

Para a finalização desta segunda etapa, as imagens dos bairros serão cruzadas com as imagens aéreas e com a antiga cartografia da cidade para verificar onde estão as localidades não cadastradas. Assim que identificadas, os moradores destas regiões receberão a visita de um profissional que fará o levantamento de dados desse imóvel como o padrão, o tipo de ocupação, o uso e a atividade.

A terceira e última etapa do processo é a união de todas essas informações em um sistema que representa a cidade em mapas temáticos. Esse sistema ajudará a Prefeitura a conhecer quais as localidades com maiores problemas de trânsito, infraestrutura e segurança. O banco de dados também possibilitará a cada Secretaria usá-lo de acordo com seu interesse, como localidades com maior número de crianças e menor número de escola, transporte escolar, áreas de reserva ambiental, entre outros.

De acordo com o Prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, o geoprocessamento vai ajudar a Prefeitura a planejar a cidade de acordo com as necessidades reais dos cidadãos, além de possibilitar a identificação de problemas e de atualizar o mapa do município. “É muito importante que a população saiba que estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de todos, e que para isso contamos com a colaboração dos moradores no sentido de trabalharmos juntos por uma cidade melhor, planejada e que atenda às demandas dos varginhenses” ressalta.