06 ABR 2011
Varginha é a cidade da região que mais possui empreendedores individuais

Já são mais de 700 pequenos empresários nesta categoria de empreendimento

Nas primeiras colocações do ranking da economia mineira, Varginha apresenta mais um importante número relacionado ao setor. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), mais de 700 pessoas do município se tornaram empreendedoras individuais, ou seja, formalizaram os seus negócios ou empreendimentos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade e saindo da informalidade. O número corresponde a 15 meses de atuação do programa na cidade.

Segundo o Sebrae, os números de Varginha colocam o município em primeiro lugar no Sul de Minas quando o assunto é empreendedorismo individual. “Os empreendedores individuais contribuem para o crescimento econômico da cidade. É importante o município liderar mais esta estatística, pois mostra o dom de Varginha para os negócios. A prefeitura tem o papel de apoiar programas importantes de empreendedorismo e facilitar estas ações no município”, explanou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

Incentivo ao empreendedorismo

O empreendedor individual é uma figura jurídica, criada para facilitar a formalização de pequenos empreendimentos e incentivar o empreendedorismo. Ele foi criado pela Lei Complementar 12/08, que aprimorou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC 123/06). Nesta categoria podem se formalizar empreendedores com receita bruta anual de até R$ 36 mil. Os interessados não podem ter sócios, devem ter no máximo um funcionário com renda de até um salário-mínimo mensal ou o piso da categoria, não ter filial, não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa.

Este tipo de empreendedorismo é ligado geralmente ao comércio, culinária, artesanato, serviços de estética, serviços de manutenção e reparação em geral, entre outros. Após se tornar um empreendedor individual, o pequeno empresário adquire direitos como aposentadoria por idade e invalidez, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão, além da possibilidade de acesso a serviços bancários, inclusive crédito, obtenção de CNPJ, programas de capacitação específicos, entre outros.

Satisfação

Há um ano o comerciante Otaviano Batista Neto se tornou um empreendedor individual. “Sempre tentei abrir um negócio, mas os valores e a burocratização me impediram de prosseguir. Quando fiquei sabendo do Empreendedor Individual logo segui as orientações para legalizar o meu negócio”. Otaviano tem uma peixaria e, segundo o pequeno empresário, desde quando se tornou um empreendedor individual os lucros aumentaram em 30%.

“Tudo ficou mais fácil porque o nosso negócio ficou visível. Agora podemos divulgar, escolher os fornecedores, temos apoio do poder público”, afirmou o comerciante. De acordo com Otaviano o próximo passo é se tornar um microempresário. “Pelo crescimento nas vendas, o caminho natural é passar para a categoria de microempresário, pois ela permite a receita bruta anual maior que R$ 36 mil”, esclareceu.

Mil empreendedores

De acordo com o gerente da macrorregião Sul do Sebrae, Juliano Cornélio, o empreendedor individual é o primeiro passo para que o mesmo se torne micro-empresário e cada dia mais invista e cresça no seu negócio. “Pelo ritmo do município, a expectativa é que até o fim do ano a cidade ultrapasse os mil empreendedores individuais”. Os interessados em se tornar empreendedores individuais podem fazer todo o cadastro pela internet, através do site www.portaldoempreendedor.gov.br ou ser orientado diretamente no Sebrae, localizado à avenida Ministro Bias Fortes, 131, no Centro. Todas as informações ainda podem ser obtidas através do telefone 0800 570 0800.

Mais fácil

No dia 18 de março de 2011 o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” sancionou a Lei Nº 5.324 que facilita ainda mais a abertura ou o andamento dos negócios dos pequenos empresários do município. Ela institui o Estatuto Municipal da Microempresa, do Microempreendedor Individual e da Empresa de Pequeno Porte que introduz dispositivos específicos no Código Tributário Municipal e tem como objetivo estabelecer tratamento legal diferenciado e favorecido para o desenvolvimento econômico e social.

O QUE FAZER PARA SE TORNAR UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

1 – Realize uma consulta prévia junto à prefeitura para identificar as regras de liberação de alvará de funcionamento para o local e a atividade desejada.

2 – Sendo possível atender às exigências da prefeitura para liberação de alvará, acesso o site www.portaldoempreendedor.gov.br e realize o registro.

3 – Após o registro, imprima o Certificado e o mantenha dentro da empresa, além disso, emita os guias de pagamento dos impostos.

4 – Se precisar de NF, aguarde 30 dias para o registro ser processado pelo Estado e pelo município. Solicite NF junto ao Estado se for comércio ou indústria e junto ao município se for prestador de serviços.

CÁLCULO DO IMPOSTO MENSAL PARA O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Comércio e indústria -
11% sobre o salário-mínimo - hoje R$ 56,10 - referente à contribuição da Previdência Social, mais R$ 1,00 de ICMS.

Prestadores de serviços - os mesmos 11% sobre o mínimo mais R$ 5,00 de ISSQN.
Profissionais que atuam em atividades mistas (indústria ou comércio com serviços) - 11% do mínimo mais R$ 1,00 de ICMS e R$ 5,00 de ISSQN.

Fonte: Sebrae