06 ABR 2011
Vôlei feminino de Varginha intensifica treinamento para temporada 2011

Prestes a estrear nos campeonatos do ano de 2011, as equipes de voleibol feminino de Varginha intensificam os treinamentos para repetir os bons resultados apresentados em 2010. Neste mês de abril, as meninas que fazem parte do projeto esportivo-social da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL/CRES), estreiam nos campeonatos pelo Estado.

No calendário oficial do vôlei feminino varginhense para 2011 estão o Campeonato Unimed (Liga Sul-mineira), o Campeonato Estadual da Federação Mineira, os Jogos Infantis e da Juventude de Minas Gerais (Jojuninho e Joju), e os Jogos Escolares de Minas Gerais (módulo 1, com atletas de 12 a 14 anos, através da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo – Caic I; e módulo 2, com atletas de 15 a 17 anos, através da Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo).

De acordo com o técnico das equipes de vôlei feminino da Semel, André Pereira, o objetivo é manter os títulos conquistados em 2010. “Estamos vindo de um ano muito vitorioso. Temos que manter o foco para conquistar as medalhas, por isso estamos a todo vapor com os treinamentos e descobrindo novos talentos das escolinhas”, apontou.

Mais de 500 meninas

As meninas da Semel fazem parte do Projeto Voleibol do Futuro, mantido pela Prefeitura de Varginha com incentivo de patrocinadores como a Cooper Standard, Plascar, Expresso Nepomuceno, Unimed, Maxiloc, E&E, Pactual Embalagens, JBG, Mantasul, Metal Alumínio, Melo Atacadista, Pedras União, Minas Bahia e Coleção. A iniciativa conta com mais de 500 meninas de 7 a 17 anos que treinam nas escolas de esporte espalhadas pelos bairros da cidade. Nos núcleos é que são descobertos os talentos que compõem a seleção varginhense de vôlei. Grande parte das atletas se destaca no cenário estadual e acaba sendo exportada para expressivos clubes do vôlei nacional.

Topo do Estado

No ano de 2010 o vôlei feminino de Varginha brilhou no Estado. As equipes varginhenses foram campeãs estaduais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), tanto no módulo 1 (12 a 14 anos), quanto no módulo 2 (15 a 17 anos) e representam Minas Gerais no Brasileiro; levaram a medalha de ouro no Joju e Jojuninho; foram vice-campeãs estaduais na categoria mirim; e duas jogadoras foram convocadas para a seleção mineira: Alexandra Oliveira e Patrícia Tomé. Esta última foi campeã brasileira por Minas Gerais.

“A prática do voleibol feminino é uma tradição no município e coloca as crianças e adolescentes num ambiente saudável de esporte e educação. Esse é o objetivo da Semel, unir esporte com cidadania atraindo cada vez mais jovens para a atividade física”, disse o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.