07 ABR 2011
Varginha recebe reunião do Programa Nacional de Segurança Pública

Varginha recebe nesta sexta-feira, 8 de março, às 9h, no auditório do Hotel Class, a reunião inaugural do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O evento é uma iniciativa do Ministério da Justiça, que, por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), promove a integração dos diversos níveis de governo com a sociedade civil para discutir a segurança preventiva.

O Pronasci é um projeto do governo federal que visa a diminuir os indicadores de criminalidade nas regiões metropolitanas do País, por meio da prevenção e da integração. O município de Varginha conseguiu aderir ao programa devido aos seus baixos índices de criminalidade e por ser uma cidade polo da região Sul de Minas. Além de Varginha, os municípios de Uberaba, Governador Valadares e Montes Claros também conseguiram fazer suas adesões ao programa.

Em Minas Gerais, Varginha será o primeiro município a receber o GGIM e contará com a presença do representante técnico do Ministério da Justiça, Narciso Barbosa, que fará uma apresentação do Pronasci e debaterá com representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial de Varginha, Conselho Municipal de Segurança Pública e polícias Civil, Militar e Federal, ações de segurança preventiva e integrada.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” e todo o seu secretariado participarão da reunião para pontuar os principais problemas de segurança da região e traçar de forma integrada, participativa e estratégica ações para garantir a segurança da população.

O diretor da Guarda Municipal, Guilherme Tadeu Ramos Maia, explica que Varginha segue uma orientação do governo federal que visa à participação de todas as esferas públicas e da sociedade civil nas ações de segurança no país.

“Corujinha” lembra a importância da participação de todos na solução dos problemas relacionados à segurança na cidade. “Varginha tem baixos índices de criminalidade, mas a cidade está crescendo e temos que nos preparar para prover segurança para todos. A prevenção e o planejamento são as melhores formas de preservar a segurança da população” ressalta.

Serviço:

Data: 8 de março de 2011

Local: Auditório do Hotel Class – Av. Castelo Branco, 555.