07 ABR 2011
Alunos do Projovem apresentam história da Vila Barcelona

Primeira turma do programa forma em junho

Os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (Projovem) apresentaram um trabalho sobre a história do bairro Barcelona. O programa do governo federal conta com 70 alunos em Varginha e no município é gerido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (SEHAP) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

O Projovem foi concebido pelo governo federal, como uma intervenção de caráter emergencial, destinada a atender parcela significativa dos jovens com o perfil socioeconômico tipificado como público-alvo e que tem necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos. Além da conclusão do Ensino Fundamental, ele ainda prevê a qualificação profissional, com certificação de formação inicial; a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e ainda a ampliação do acesso dos jovens à cultura. O programa atinge a faixa etária de 18 a 29 anos.

Na noite desta quarta-feira (6) os estudantes apresentaram um trabalho sobre a história da Vila Barcelona, bairro onde acontecem as aulas dentro da Escola Municipal José Camilo Tavares. Os alunos mostraram a história do bairro que é um dos mais tradicionais do município, tratando das personalidades, folclore, esporte e música da Vila.

Primeira turma

Esta é a primeira turma do Projovem em Varginha. Os alunos iniciaram o curso em outubro de 2009 e o programa tem duração de 18 meses. Junto com o Ensino Fundamental, os estudantes participam de dois cursos profissionalizantes: telemática e pequenos empreendimentos rurais. O aluno que entrega os trabalhos mensais e tem frequência de 75% recebe auxílio de R$ 100 por mês.

De acordo com o interlocutor do Projovem em Varginha e secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Miguel José de Lima, os integrantes do Projovem passarão pelas avaliações finais nos próximos dias. “Depois disso, será marcada a data da formatura”, afirmou. A segunda turma do Projovem no município deve ter inscrições abertas para o segundo semestre.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” esteve na apresentação dos trabalhos sobre a Vila Barcelona e destacou a importância do programa por ter o objetivo de construir uma educação cidadã. “É satisfatório ver a evolução dos jovens que iniciaram em outubro de 2009 e agora estão na reta final do Projovem”, ressaltou.