08 ABR 2011
Reunião inaugura atividades do Gabinete de Gestão Integrada em Varginha

Começaram os primeiros trabalhos para a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em Varginha. Uma reunião realizada nesta sexta-feira (8), através da Prefeitura de Varginha, com iniciativa do Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), discutiu o projeto que promove a integração dos diversos níveis do governo com a sociedade civil a respeito da segurança preventiva.

O evento contou com a presença do representante técnico do Ministério da Justiça, Narciso Barbosa, que fez uma apresentação do Pronasci e debateu com representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV), Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, e Câmara Municipal ações de segurança preventiva e integrada.

“É uma reunião muito importante pois representa a implantação efetiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Varginha. O colegiado municipal conta com representantes e órgãos responsáveis que vai colocar o trabalho em prática”, apontou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. O chefe do Executivo contará com membros das secretarias municipais de Educação e Cultura (SEMEC), Esportes e Lazer (SEMEL), Habitação e Promoção Social (SEHAP) e Obras e Serviços Urbanos (SOSUB) para apoio nas atividades.

Diminuir a criminalidade

O Pronasci é um projeto do governo federal que visa diminuir os indicadores de criminalidade nas regiões metropolitanas do país, por meio da prevenção e da integração. O município de Varginha conseguiu aderir ao programa devido aos seus baixos índices de criminalidade e por ser uma cidade polo da região Sul de Minas. Além de Varginha, os municípios de Uberaba, Governador Valadares e Montes Claros também conseguiram fazer suas adesões ao programa.

Segundo o representante técnico do Ministério da Justiça, Narciso Barbosa, a presença de todos as entidades ligadas à segurança “dá consistência para os programas de segurança pública na região contribui nos percursos formativos do jovem através da prevenção”.

O diretor da Guarda Municipal e secretário executivo do GGIM em Varginha, Guilherme Tadeu Ramos Maia, explica que Varginha segue uma orientação do governo federal que visa à participação de todas as esferas públicas e da sociedade civil nas ações de segurança no país. “O próximo passo é colocar em ação as metas discutidas e continuar efetivamente com os trabalhos, promovendo reuniões e traçando os projetos que serão inscritos no Ministério da Justiça para a obtenção das verbas”, disse Guilherme.