08 ABR 2011
Comunidade do Parque Rinaldi conhece estrutura de novo PSF

Cerca de 60 pessoas do bairro Parque Rinaldi participaram de um encontro para a apresentação da nova sede do Programa Saúde da Família (PSF) que está com a estrutura pronta. Na noite desta quinta-feira (7) os moradores se reuniram com o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” que apresentou a equipe de trabalho e os benefícios que a comunidade local terá com as ações do novo PSF.

O Programa Saúde da Família (PSF) do Ministério da Saúde tem como objetivo oferecer atenção básica à comunidade, visando a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. A equipe do PSF é composta por um médico generalista que atende a todas as faixas etárias, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de dentista e seis agentes de saúde. Estes fazem o acompanhamento em visita domiciliar juntamente com a equipe em casos específicos.

“Este encontro de hoje tem como objetivo um diálogo entre o prefeito e a comunidade para um esclarecimento de como funciona um PSF. Vamos deixar claro que a intenção é fazer um grande trabalho de prevenção e proximidade com os moradores”, disse a coordenadora do Programa Saúde da Família em Varginha, Heloísa Moura Lessa Barroso.

De acordo com o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, o encontro com a comunidade acontece num momento oportuno, já que nesta quinta-feira se comemorou o Dia Mundial da Saúde. “Em todo bairro ou região que possui equipes do PSF os índices relacionados à saúde são positivos, ou seja, é um trabalho ágil e que apresenta resultados a curto prazo”, afirmou.

Praticidade

O presidente do Conselho Comunitário do Parque Rinaldi, Lázaro Donizeti de Souza, disse que o PSF no bairro é um sonho realizado. “Antes tínhamos que procurar o atendimento no bairro Pinheiros, agora ficou muito perto para todo mundo”, ressaltou.

A dona de casa Maria Estela Gonçalves, de 62 anos, mora há 12 anos no Parque Rinaldi e afirmou que antes tinha a necessidade de sair de casa cedo para procurar os serviços de saúde, mas agora não vai precisar de 10 minutos para ir até o PSF. “Eu tenho problemas de coluna e também sempre faço os trabalhos preventivos. Agora tenho o serviço praticamente do lado da minha casa”.

Cinco novas unidades

A Prefeitura de Varginha vai iniciar os trabalhos de novas cinco unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para o atendimento de cerca de 20 mil cidadãos. As sedes se localizam nos bairros Parque Rinaldi I, Jardim Áurea, Corcetti e Pinheiros (este com duas equipes). As novas sedes do Programa Saúde da Família começam a funcionar em maio. Com os novos PSF´s, a cidade de Varginha passará a ter 18 unidades do programa envolvendo mais de 70 mil pessoas atendidas.