28 ABR 2011
Prefeitura entrega carteira da Arrais-amador

Aprovados no exame devem pegar o documento no DEMUTRAN

A prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (SETEC), realizou no mês de fevereiro o exame da Arrais-amador. O exame é obrigatório para condutores de embarcações a motor e funciona como uma carteira de habilitação para condutores de automóveis. Depois do exame, agora é a vez dos aprovados apanharem a carteira de habilitação. Ela está disponível no Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), localizado dentro da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SOSUB), que fica na Alameda dos Ipês, número 1, bairro Pinheiros.

A carteira só é entregue mediante apresentação da carteira de identidade do aprovado. Segundo o DEMUTRAN, 184 documentos estão disponíveis para serem entregues. O advogado Renato Cândido Pereira pegou a carteira nesta quarta-feira (27) e disse que o documento “traz tranquilidade para que ele conduza a sua embarcação”. O habilitado possui uma propriedade à beira do Lago de Furnas e utiliza frequentemente o seu barco de pesca.

Mais segurança

A carteira da Arrais-amador é a prova que o condutor da embarcação possui as condições necessárias para a tarefa. Com ela é permitida a condução de embarcações para esporte e recreio em águas abrigadas ou de interior de porto, como rios, lagos, canais e praias, em até meia milha náutica (aproximadamente 926 metros) da costa brasileira. A permissão tem o prazo de 10 anos, pode ser renovada e é aceita na maioria dos países.

Em Varginha, o exame foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, mas antes, houve curso preparatório, ministrado pelo instrutor náutico, Gilberto Lima. O exame foi realizado pela Capitania dos Portos de São Paulo.

De acordo com o instrutor náutico, na região do lago de Furnas, que fica próxima à Varginha, existem aproximadamente 3 mil embarcações. Para o Secretário Municipal de Turismo e Comércio, Henrique Lemes, “a habilitação garante mais segurança para todos que desfrutam do lago de Furnas, seja para o lazer ou para atividades profissionais”.