28 ABR 2011
Corujinha participa de debate sobre Copa do Mundo

Assembleia Legislativa promove audiência pública nesta segunda-feira, em Varginha, com presença de Marques e do chefe de Gabinete da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, apresenta, na próxima segunda-feira (2/5), no Teatro Mestrinho, o projeto para qualificar o município como subsede da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014. A apresentação se dará em audiência pública convocada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude. O presidente da Comissão, deputado Marques Abreu (PTB), vai presidir a sessão. O autor do requerimento é o deputado petista Ulysses Gomes. A reunião vai começar às 9h30.

“Essa reunião servirá para mostrarmos o que já foi feito e debater o que ainda precisa ser feito para recebermos uma delegação estrangeira”, afirma Corujinha. “Varginha já reúne alguns itens necessários, pois conta com estádio, aeroporto, boas vias de acesso, clube, hotéis e hospitais”, completa. Ele admite, porém, que muita coisa ainda deve ser feita, com a qualificação do receptivo, a melhoria do trânsito e a criação de novos leitos. “Somos gratos à Assembleia e ao deputado Ulysses por nos dar a oportunidade de debater esse tema e aprender com outras experiências”, diz o prefeito.

Um dos convidados é ochefe de gabinete da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, do Governo de Minas, Éder Sá Alves Campos, que representará o secretário Sérgio Barroso. A pasta foi criada pelo governador Antonio Anastasia, que era o coordenador geral do Núcleo Gestor da Copa. “Minas Gerais está fazendo o dever de casa”, afirma o prefeito. “As obras do Mineirão estão avançadas e o fechamento para reforma abriu a possibilidade para trazermos jogos importantes para o Estádio Municipal de Varginha”, comenta.

Corujinha destaca ainda a parceria com a Assembleia Legislativa, que tem outras comissões envolvidas com a Copa, como a de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo. Em reunião da comissão, o secretário Sérgio Barroso acertou uma parceria nas ações de preparação do torneio. Além de audiências no interior, para verificar a estrutura das principais cidades, deputados prometeram agilizar a tramitação de projetos para adequar legislações, conforme exigências da Fifa.

Sérgio Barroso salientou que a Copa é um negócio e deve ser planejada como tal. Segundo ele, Minas está na briga para receber a abertura do Mundial, disputando com São Paulo, Salvador e Brasília. De acordo com o secretário, o governo federal e a Fifa assinaram um documento e será preciso adequar algumas legislações para as cidades-sede.

Dezessete municípios de Minas se cadastraram para ser cidades de apoio no Mundial. Segundo Barroso, a Fifa deverá se manifestar sobre todas as 185 cidades candidatas do País, eliminando parte delas. “Vamos ajudar as cidades mineiras que querem investir”, anunciou. Barroso confirmou a intenção do governador Anastasia de interiorizar a Copa, levando também outros eventos da Fifa às várias regiões de Minas.

O secretário acredita que o mundial poderá representar o início de um novo tempo para o turismo no Estado. Ele informou que a escolha do local depende de cada seleção, o que deve ser referendado pela Fifa. “Os países participantes do mundial só serão conhecidos após as eliminatórias, no final de 2013. Mas muitos deles se antecipam e já começam a procurar um local para se hospedar, e as cidades inscritas devem trabalhar para isso”, frisou.

Varginha

Corujinha conta que a ideia de incluir Varginha no roteiro do futebol se deu após o anúncio do fechamento do Mineirão e do estádio Independência, ambos em Belo Horizonte. Ao perceber que os principais clubes do Estado ficariam sem campo, o prefeito enxergou a oportunidade de dar uma utilidade ao Estádio Municipal Dilzon Melo, o Melão. “Aquele estádio era visto como um elefante branco”, diz. “Eu não sossegava ao ver aquela obra completamente abandonada”, diz o prefeito. Após fazer algumas intervenções urgentes, Corujinha começou a buscar clubes interessados em jogar na cidade, e encontrou parceiros no América e no Boa.

O entusiasmo com que a torcida e os moradores de Varginha receberam o futebol animou o prefeito. “Até os treinamentos do América começaram a atrair torcedores”, conta. “Percebemos rapidamente que os varginhenses são apaixonados por futebol e esse foi o combustível que faltava para a gente entrar de corpo e alma na briga”, relata.

“A volta do futebol a Varginha vai abriu uma nova frente de negócios. A participação do empresariado é fundamental. O futebol e a Copa vão atrair turistas exigentes, que querem um bom hotel, um bom restaurante, que buscam opções de lazer diferenciadas. Temos que preparar a cidade e dotá-las de equipamentos para bem receber”, afirma.

Corujinha diz que parte das necessidades para transformar Varginha em subsede já foi cumprida. Outra parte cabe à prefeitura fazer, como a construção da nova UPA e do Samu. Uma última cabe aos empresários, que é fazer hotéis e restaurantes e ofecerer serviços de qualidade. “Tudo o que for feito pensando na Copa ficará de legado para as gerações futuras”, completa.