03 MAI 2011
PREFEITURA LANÇA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO
A Prefeitura de Varginha, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), lançou oficialmente no município a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O lançamento aconteceu neste sábado (30) na sede da Policlínica Central. A campanha nacional vai até o dia 13 de maio.

A vacinação começou no dia 25, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Na abertura oficial o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho, ressaltou a importância da vacina e lembrou dos bons indicadores de Varginha quando é assunto é imunização. “As campanhas em Varginha são bem sucedidas e atingem a meta do Ministério da Saúde, mas não podemos pensar apenas na meta, e sim atingir 100% do público-alvo da vacinação”, comentou.

Os participantes do lançamento da campanha assistiram a um vídeo sobre a Influenza A H1N1 (conhecida como gripe suína) e em seguida a uma apresentação produzida pela equipe de Vigilância Epidemiológica da SEMUS sobre os números da gripe e a vacinação nos últimos anos em Varginha. “Temos uma equipe toda envolvida com a campanha nas unidades de saúde. É importante que a população procure a vacina, pois ela está sendo oferecida para os grupos de maior risco até o dia 13 de maio”, completou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.

Números parciais

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, até o último sábado (30), 36,2% da meta da vacinação havia sido atingida, com 5.113 pessoas imunizadas. Foram vacinadas 806 crianças, 284 trabalhadores da saúde, 336 gestantes e 3.687 idosos.

Campanha em Varginha

A campanha em Varginha pretende imunizar 14.087 pessoas, o que compreende a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. É importante lembrar que no ato da vacina deve ser apresentado o cartão de vacinação. O objetivo é vacinar idosos com 60 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, crianças com menos de dois anos de idade e as gestantes.

Especial

Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.