03 MAI 2011
VARGINHA APRESENTA PROJETO PARA COPA 2014

O município de Varginha recebeu, na manhã desta segunda-feira (2/5), deputados e representantes da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Governo de Minas (Secopa) para visita técnica e audiência pública que apresentou o projeto da cidade para ser subsede do Mundial de 2014. Os deputados estaduais Marques Abreu e Pompílio Canavez e o chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, Éder Sá Alves Campos, foram recebidos no aeroporto de cidade pelo prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha”, e pelo deputado estadual Ulysses Gomes, autor do requerimento da audiência.

Após conhecer o novo terminal do aeroporto, que se encontra em fase de acabamento, o grupo de trabalho foi conhecer as instalações de treinamento do Clube Campestre. Logo após as visitas, parlamentares e representantes da Secopa seguiram para a audiência, no teatro Mestrinho, onde estavam presentes empresários, estudantes, servidores públicos, moradores, dirigentes e atletas do Boa, ainda em festa pelo retorno à primeira divisão do Campeonato Mineiro.

Abrindo os trabalhos, o deputado Marques expressou sua satisfação em conhecer as instalações e equipamentos públicos de Varginha e afirmou que a cidade tem grandes chances de ser base de treinamento de delegações da Copa do Mundo de 2014: “Vejo Varginha como uma forte candidata. Percebo que a cidade está adequada e sua candidatura é oportuna e acertada”, afirmou.

O prefeito fez uma breve apresentação da cidade e ressaltou que a presença de uma delegação internacional traria benefícios para todo o Sul de Minas, e não apenas para Varginha. “Todas as cidades da região devem se beneficiar: devemos usar o futebol como um instrumento de crescimento e desenvolvimento econômico e cultural”, afirmou. Corujinha também fez questão de mostrar o potencial turístico da região. Prefeitos de municípios vizinhos, como São Gonçalo do Sapucaí e Três Corações, estiveram presentes e também fizeram suas apresentações.

Ao final, o chefe de gabinete da Secopa parabenizou a cidade pela iniciativa e colocou a secretaria à disposição para esclarecimentos e para o desenvolvimento de ações conjuntas. “A missão de Secopa é, além de verificar o cumprimento de critérios da Fifa, esclarecer e unir conhecimento para usar este evento como um instrumento de evolução e de impacto positivo para o País”, disse. “Varginha é uma boa cidade e merece bons eventos, a exemplo da Copa do Mundo. Queremos criar todas as condições para que a cidade receba uma delegação, mas temos que agir com responsabilidade. Queremos deixar um símbolo para gerações futuras”.

Após a audiência, a comissão visitou o Estádio Municipal de Varginha. O prefeito manifestou sua satisfação com as visitas e com a realização da audiência. "Precisamos somar forças para alcançar este objetivo. A presença dos parlamentares e a visita do Éder já demonstram que estamos no caminho certo”. diz.