03 MAI 2011
ESCOLAS DE VARGINHA PARTICIPAM DE CONCURSO SOBRE COLETA SELETIVA
A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEA) e Fundação Cultural de Varginha, vai realizar um concurso sobre “Coleta Seletiva”. A iniciativa tem como objetivo fomentar uma cultura de consciência ambiental através de criação de desenho do mascote, slogan e redação sobre o Projeto de Coleta Seletiva de Varginha.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira, o concurso visa “a difusão do projeto de coleta seletiva do lixo no âmbito escolar e criar uma identidade visual para a iniciativa no município”, apontou. Podem participar todos os alunos matriculados nas escolas de educação básica de Varginha. Cada participante concorre com um desenho (mascote), um slogan e uma redação, que deverá ser colocado em um envelope e identificado por pseudônimo. A identificação dos participantes deverá constar em outro envelope à parte com os seguintes dados: nome completo, série, idade, endereço residencial, telefone, nome do professor orientador e área de atuação, nome e endereço da escola e o pseudônimo utilizado.

Etapas

O concurso terá duas etapas. A primeira escolar, que começou nesta segunda-feira (2) e vai até o dia 20 de maio, quando a instituição de ensino deverá nomear uma comissão para julgar os trabalhos dos quais três de cada modalidade serão entregues no Protocolo da Secretaria Municipal de Educação no dia 23 de maio. A segunda municipal, entre os dias 24 e 31 de maio, quando a SEMEC, em parceria com a Fundação Cultural de Varginha e a SEMEA, nomeará uma comissão julgadora que vai escolher os trabalhos premiados.

Seleção e premiação

A iniciativa vai considerar para a premiação os trabalhos mais bem identificados, fiéis ao tema, originais, criativos, adequados à finalidade do logotipo e do slogan. Para os slogans e as redações, com texto de no mínimo 15 linhas, serão observados também o conteúdo e o uso correto da língua portuguesa, bem como o estilo adotado. A premiação que ainda será definida e divulgada pela SEMEC será entregue aos alunos na Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 30 de maio e 4 de junho.

Coleta seletiva

O trabalho de conscientização dentro das escolas integra parte da primeira etapa da implantação do projeto de coleta seletiva do lixo em Varginha. “A cidade está unindo forças, com as secretarias municipais e as entidades especializadas, e esperando a cooperação de todos, para que a coleta seletiva no município seja uma realidade este ano em Varginha”, comentou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.