05 MAI 2011
Prefeitura e Suapi se unem para trabalho em áreas verdes de Varginha
A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEA), firmou importantes parcerias para atuar em ações de melhoria no Parque dos Dinossauros e demais áreas verdes de Varginha. O trabalho pretende mobilizar o poder público e privado e beneficiar milhares de pessoas com iniciativas ligadas ao lazer, turismo e meio ambiente.

No Parque dos Dinossauros, a prefeitura atua em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDS), através da Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI). Ali, a ação já começou e cerca de 30 detentos do presídio de Varginha trabalham na limpeza do local. “Os reeducandos, além da redução da pena serão remunerados com três quartos do salário mínimo, conforme previsto na lei de execução penal”, informou a direção do presídio de Varginha, através do diretor Samir Silva Direne.

O Parque dos Dinossauros começou a ser construído em 2003. A prefeitura realizou um grande trabalho, contando com a participação do Orçamento Participativo, na construção de um local voltado para o lazer, inclusive instalando brinquedos temáticos. “Antes existia apenas uma vala no local do parque. Houve a recuperação da área, remoção de todo o lixo e a execução de obras para proporcionar segurança, tanto no solo, quanto no cercamento da área, captando e canalizando as águas das nascentes e lançando-as no lago formado na parte inferior”, comentou o secretário municipal do Meio Ambiente, Rômulo Azevedo Ribeiro.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” disse que a prefeitura está atenta às condições da área, realizando ações pelo setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) combatendo o risco natural da dengue, além da manutenção geral. “Começamos com a capina e a limpeza, em seguida partimos para a retomada das obras”, apontou o prefeito. Ele ainda disse que existem projetos elaborados pela SEMEA para arborização, educação ambiental, atividades de esporte e lazer e turismo. “Algumas entidades já demonstraram interesse em desenvolver projetos no local e com a população daquela região”.

Áreas verdes

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Rômulo Azevedo Ribeiro, a parceria com a SUAPI será permanente, ou seja, após o fim do trabalho de limpeza e capina da área que envolve o Parque dos Dinossauros, as ações continuam em outros pontos de preservação e de importância ambiental.

“Serão detectados os locais de prioridade para o trabalho de limpeza, fazendo com que a curto prazo a cidade fique mais bonita e com diversas opções de lazer e educação ambiental para a população”, finalizou o prefeito “Corujinha”.