05 MAI 2011
Prefeito integra nova diretoria da AMM

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, é o único prefeito do PT na diretoria-executiva da Associação Mineira de Municípios (AMM). O Partido dos Trabalhadores tem 105 prefeitos em Minas Gerais. A posse acontecerá nesta quinta-feira (5/5), às 17 horas, no Expominas, com a presença do governador Antonio Anastasia, dos senadores Aécio Neves e Clésio Andrade e do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. O novo presidente é o prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli (PR), eleito com 154 votos. Segundo o prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, coordenador do Fórum de Prefeitos do PT, a participação na AMM é importante para levar a voz dos petistas para dentro da entidade.

Além da AMM, o prefeito de Varginha integra a diretoria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e é presidente do Comitê da ABM para as Olimpíadas Rio 2016. “As entidades de representação municipalista têm importância fundamental nesse momento em que as prefeituras brasileiras perdem recursos e aumentam suas responsabilidades”, afirma Corujinha.

“Temos um papel importante na interlocução com os diversos níveis de governo, sempre na defesa dos interesses municipalistas”, completa. Corujinha diz que a AMM vem perdendo o caráter de entidade “chapa-branca”. “Pela composição que tem hoje, com presença de 12 partidos políticos, a AMM se fortalece e ganha independência”.

Segundo Corujinha, a Constituição de 88 transferiu inúmeras responsabilidades para as administrações municipais, mas o quadro tributário não vem acompanhando o processo de municipalização. “As responsabilidades dos prefeitos cresceram, mas as transferências de recursos não acompanharam o ritmo. Precisamos alterar esse cenário, sob pena de assistirmos a uma falência generalizada das cidades”, comenta.

Além de Roncalli, a nova diretoria-executiva da AMM conta com Acácio Mendes de Andrade, de Passa Quatro (1º vice-presidente); José Milton, de Conselheiro Lafaiete (2º vice-presidente); Marco Antônio Andrade, de Ubaí (3º vice-presidente); Aurélio César Donadia, de Itabirinha, e Eduardo Carvalho Corujinha, de Varginha (secretários); José Garcia, de São Lourenço, e Mauro Lúcio, de São Sebastião do Paraíso (tesoureiros).