17 JUN 2011
Professores participam de formação continuada sobre educação ambiental

Os supervisores e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental que atuam nas escolas municipais participaram de uma formação continuada sobre educação ambiental. A capacitação foi realizada pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) em parceria com Furnas Centrais Elétricas. Cerca de 70 educadores fizeram as atividades entre as últimas segunda e quarta-feira (13 e 15).

O tema geral da iniciativa foi “A natureza da paisagem – energia – recurso da vida”. De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira, a formação continuada de professores e educadores foi direcionada aos profissionais que trabalham com a Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. “O objetivo é que eles sejam multiplicadores dos conceitos de educação ambiental e de atitudes anti-desperdício de energia elétrica junto à comunidade escolar”.

Na segunda-feira (13) as supervisoras da Educação Infantil, juntamente com a coordenação da SEMEC, dividiram as atividades em três blocos. O primeiro abordou a Educação Ambiental na Educação Infantil, focando a legislação. No segundo, foi trabalhado a Educação Ambiental na Infância, com reforço no conhecimento da criança e conhecimento do mundo com as concepções e práticas. O terceiro falou sobre o aprendizado com a energia, através de dinâmicas e brincadeiras.

Na terça e quarta-feira (14 e 15) os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os supervisores pedagógicos, as orientadoras educacionais e a coordenação da SEMEC trabalharam os temas relacionados ao meio ambiente, tais como água, energia, fauna e flora e solo e lixo. Na segunda parte, os participantes receberam informações sobre o Lago de Furnas e a educação patrimonial. Para finalizar, os educadores tiveram uma explanação sobre o conceito e o histórico da educação ambiental, ligando o tema à escola e ao plano de ação.

Nos três dias os educadores ainda receberam a participação especial do professor Rodrigo Naves. Ele mostrou o CD de músicas “Reinventando o Mundo” e disponibilizou exemplares para as unidades escolares. Ainda foi definido que o programa distribuirá material didático pedagógico para realização das oficinas nas escolas. “A capacitação dos servidores municipais é uma das metas da Administração. Quando o tema é relevante como o meio ambiente, ela se torna ainda mais importante, pois os professores são agentes multiplicadores da ideia”, afirmou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.