17 JUN 2011
Adolescentes do CRAS debatem através de atividades lúdicas

Com o objetivo de promover atividades em grupo para complementar o trabalho realizado diariamente pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a entidade ligada à Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social (SEHAP), desenvolve o projeto “Adole-Ser”.

Os adolescentes de 12 a 14 anos envolvidos na iniciativa participam de atividades lúdicas e recreativas no CRAS II, localizado no centro da cidade. “A meta é desenvolver um sentimento de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. O projeto possui caráter preventivo e proativo”, explicou a psicóloga do CRAS, Letícia Albricker de Carvalho.

O “Adole-Ser” é promovido todas as quintas-feiras, das 15h às 16h30, explorando as atividades recreativas com equipe multidisciplinar, dinâmicas de grupo, exibição de filmes e grupos de reflexão, através de rodas de conversa. A cada mês é trabalhado um tema geral para discussão e desenvolvimento das atividades. Entre os assuntos em pauta, estão: sexualidade, drogas, violência, valores e preconceitos, ética e cidadania e meio ambiente.

A assistente social do CRAS, Marcela Reis Zaiden, disse que o trabalho social só consegue resultados práticos a partir do momento em que os adolescentes “conseguem ampliar o seu universo artístico, cultural e de informações. Assim, desenvolvemos as potencialidades, habilidades, talentos e a cidadania dos assistidos”.

O secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Miguel José de Lima, explica que o CRAS tem como uma das principais ações o fortalecimento da família e por isso são realizados projetos em paralelo com as atividades diárias. “Os adolescentes precisam desenvolver uma compreensão crítica da sociedade e essa é uma das formas de redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade”, concluiu Miguel.

A Prefeitura de Varginha, por meio da SEHAP, é a gestora do CRAS em Varginha. São quatro unidades no município: Sion, Centro, Urupês e Corcetti. Trata-se de uma política pública do serviço social no município que atende cerca de 6 mil pessoas e tem como objetivo o fortalecimento familiar e comunitário.