17 JUN 2011
Varginha recebe a grande final do rugby estadual neste domingo

Estádio Municipal, reservado até agora ao futebol, será o estádio da final do II Campeonato Mineiro; Varginha e BH Rugby repetem a decisão de 2010

Dois times com campanhas praticamente irretocáveis disputam neste domingo o II Campeonato Mineiro de Rugby. O Varginha Rugby e o Belo Horizonte Rugby venceram todos os seus desafios na competição e vão reeditar a grande decisão estadual em jogo único. Neste ano, dez equipes participaram da competição. Elas foram divididas em duas chaves e, como o time do Sul de Minas e o da capital terminaram a fase de classificação como líderes de seus respectivos, estão na Final Ouro.

Com a definição, Varginha e BH Rugby já podem ser considerados arquirrivais do rugby mineiro. Os dois clubes também disputaram o título em 2010, ano em que o campeonato foi disputado pela primeira vez. Em 10 de julho, em partida realizada em Contagem, os belo-horizontinos bateram os adversários por 22 a 10 e se sagraram os primeiros campeões da história.

Agora, a formação varginhense espera dar o troco e conquistar o título, uma vez que entrará em campo diante de sua torcida. Como foi a equipe que mais anotou tries (principal pontuação da modalidade) ao longo do torneio – principalmente com os backs Cleiton Rodrigues e Rodolfo Silveira -, os amarelos conquistaram o direito de decidir em casa.

O palco da final não poderia ser mais nobre. A Prefeitura de Varginha, em uma demonstração de sensibilidade e apoio ao esporte, cedeu o Estádio Municipal para a partida. O estádio, com capacidade para 15 mil pessoas, passou a ser a casa do Boa, desde que o ex-Ituiutaba trocou o Triângulo pelo Sul de Minas.

O estádio, acostumado a receber as partidas da Série B do Campeonato Brasileiro de futebol, será o palco da grande final do rugby mineiro na tarde deste domingo. A entrada será gratuita, oportunidade para toda a região torcer e aproveitar uma chance rara de conferir uma boa partida de rugby, esporte que cresce a cada dia no Brasil.

“Nossa expectativa é para a realização de uma grande festa no domingo. Enfim, estamos conseguindo apoio da prefeitura, do prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” e da Secretaria de Esportes. Queremos que tudo corra bem, independentemente do resultado. Mas é claro que vamos entrar em campo para ganhar. Ser campeão mineiro seria uma grande conquista”, avaliou Cleiton Ridrigues, presidente e centro do Varginha Rugby.

“A expectativa é a melhor possível. Jogar em um grande estádio, adequado, contra uma equipe de qualidade, vai ser ótimo. Esperamos que tudo corra bem e com segurança. Agora, nosso objetivo é sermos bicampeões. Estamos dedicando todo o primeiro semestre a isso”, afirmou Alessandro Travassos, presidente e back do BH Rugby.

O II Campeonato Mineiro de Rugby é uma realização da Federação Mineira de Rugby com apoio da Asics, da Soul Rugby, da Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude e da Prefeitura de Varginha. A competição é realizada com formações masculinas de 15 atletas.

UFLA

Outra novidade neste campeonato foi a inscrição do clube da capital com duas formações. Se o BH Rugby A tentará buscar fora o bicampeonato por ter sido o líder de sua chave, o BH Rugby B, que acabou na vice-liderança, disputará o terceiro lugar em casa. O time intermediário de Belo Horizonte vai encarar o UFLA Rugby neste sábado, às 14h, no campo da PUC Minas no Coração Eucarístico, também com entrada franca. Em 2010, o time formado por alunos e funcionários da Universidade Federal de Lavras ficou na quarta posição, depois de ser derrotado pelo Uberlândia Rugby por 17 a 14 em um confronto disputadíssimo.