21 JUN 2011
Torcida vibra na final do Mineiro de Rugby em Varginha
Centenas de torcedores compareceram ao Estádio Municipal (Melão) na final do Campeonato Mineiro de Rugby, realizado neste domingo (19) em Varginha. O BH Rugby venceu o Varginha Rugby por 28 a 9. A final do Estadual foi promovida pela Federação Mineira de Rugby, em parceria com a Prefeitura de Varginha, que cedeu o estádio para o cenário da decisão.

Os dois times que disputaram a final apresentaram campanhas praticamente irretocáveis. O Varginha Rugby e o Belo Horizonte Rugby venceram todos os seus desafios na competição e reeditaram a grande decisão estadual em jogo único. Neste ano, 10 equipes participaram da competição. Elas foram divididas em duas chaves e, como o time do Sul de Minas e o da capital terminaram a fase de classificação como líderes de seus respectivos, fizeram a Final Ouro.

Varginha e BH Rugby já podem ser considerados arquirrivais do rugby mineiro. Os dois clubes também disputaram o título em 2010, ano em que o campeonato foi disputado pela primeira vez. Em 10 de julho, em partida realizada em Contagem, os belo-horizontinos bateram os adversários por 10 e se sagraram os primeiros campeões da história.

Segundo o capitão do Varginha Rugby, Cleiton Rodrigues, esta foi a partida com a maior presença do público em que a equipe varginhense jogou em casa. “Nossa meta é justamente mostrar o rugby para a população e incentivar o interesse pelo esporte que é o segundo mais praticado no mundo entre os coletivos”, disse.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” entregou as medalhas e o troféu para as equipes campeã e vice-campeã. “A final em Varginha foi importante para divulgar o rugby na região. O público, mostrando interesse, veio em grande número ao estádio”, comentou.

Varginha Rugby

O Varginha Rugby existe desde 2001 e coleciona títulos estaduais e nacionais, entre eles a Copa Minas-São Paulo de 2002 e 2004, a Taça de Prata do Torneio Internacional de São José dos Campos em 2006, o Campeonato Mineiro Seven a Side em 2010, entre outros. Aliado a isso, o rugby de Varginha já revelou 19 talentos que foram convocados para seleções nacionais. Eles atuaram em torneios mundiais e sul-americanos.

Os interessados em praticar o rugby podem procurar a equipe que treina todos os domingos, às 15h, no Estádio Sete de Setembro, localizado à Rua Paraná, no centro da cidade. O Rugby Varginha possui um projeto social com crianças no Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro Sion. As aulas acontecem todos os sábados, às 16h. Para o segundo semestre, o projeto deverá ser estendido ao bairro Corcetti, através de escolinhas para crianças e adolescentes com o suporte da SEMEL.