27 JUN 2011
Varginha se prepara para Prova Brasil

Através de uma videoconferência do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), iniciou o processo de preparação para a Prova Brasil/Saeb 2011. A Coordenação Educacional da SEMEC participou da exibição no último dia 21 com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o exame e discutir sobre a Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas avaliadas na prova.

A videoconferência contou com a participação da Chefe do Setor Pedagógico, Erika Trombini, da Coordenadora Educacional do 6º ao 9º ano, Juliana de Paula Mendonça, da Coordenadora Educacional das Escolas do Campo, Janice Cougo, e da coordenadora Educacional do 1º ao 5º ano , Olga Pires Junqueira.

“Foi muito válida essa iniciativa do MEC, pois potencializou a comunicação com as secretarias municipais e alinhou a aplicação das políticas públicas educacionais. Essa foi a primeira videoconferência do Ensino Fundamental realizada pelo Ministério da Educação. Para a próxima, que acontecerá no segundo semestre, organizaremos para que os diretores das escolas municipais também participem”, ressaltou a Chefe do Setor Pedagógico, Erika Trombini .

A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica. Eles serão realizados no segundo semestre. O Saeb abrange alunos das redes públicas e privadas de ensino, localizados em área urbana e rural, matriculados no 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. A avaliação é feita por amostragem e os resultados são apresentados para cada unidade da Federação e para o Brasil como um todo.

A Prova Brasil avalia alunos de 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental público, da rede urbana e rural, nas redes estaduais, municipais e federais. Essa avaliação compreende todos os estudantes desse estrato e oferece resultados por escola, município, UF e Brasil.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliana Vinhas Ferreira a Rede Municipal de Ensino não se prepara apenas para a realização do exame e “sim,  dentro de competências e habilidades específicas por ano, conforme as Proposições Curriculares Municipais e dentro da formação holística do educando durante todo período letivo. O resultado das avaliações externas é consequência clara, do trabalho desenvolvido nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, por escola”.