28 JUN 2011
Caminhada reúne participantes dos projetos Qualidade de Vida e Academia de Rua

Na próxima semana acontecem dois Dias do Exercício

Os projetos Qualidade de Vida e Academia de Rua, promovidos pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), participam de uma caminhada neste sábado (2). Além dos integrantes dos projetos, o evento é aberto a toda comunidade. A concentração será na Academia de Rua do bairro Santa Maria, às 7h30. A saída está programada para às 8h.

Serão seis quilômetros de caminhada, contando ida e volta. Os participantes partem do Santa Maria e vão até o Pesqueiro das Minas, próximo à Pedreira Santo Antônio. “Nosso objetivo é integrar os dois projetos, que contam com centenas de pessoas de todas as idades, e mostrar para o restante da população os benefícios da atividade física”, explicou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Jaime Roberto Alves Macedo.

Aproveitando o embalo dos participantes, a Semel ainda realiza dois Dias do Exercício na próxima semana. No dia 5, o Parque Novo Horizonte recebe as atividades, às 6h30 e, no dia 6, a sede da Semel, no bairro São Geraldo, terá as atividades às 18h30. Haverá avaliação física, aferição de pressão arterial, além de aulas de dança e alongamento.

Qualidade de Vida

O Projeto Qualidade de Vida chega ao seu quarto ano de atividades. Através dele, a população acima de 18 anos pratica atividade física gratuitamente na Semel. Entre as aulas estão a hidroginástica, natação, tai chi chuan e ginástica localizada. A iniciativa conta com cerca de 500 alunos ativos. “Muita gente se afasta das atividades no período de frio, por isso é importante esse tipo de evento diferenciado para que os alunos continuem motivados”, afirmaram as coordenadoras do projeto, Bianca Costa e Angélica Leal.

Academia de Rua

Varginha conta hoje com cinco Academias de Rua instaladas no Sion (em frente ao Batalhão da PM), Santa Maria, Parque Centenário, Parque Novo Horizonte e Imaculada (Praça do Estudante). Cerca de 400 pessoas frequentam as academias diariamente com monitoramento de professores de Educação Física. “As caminhadas que são promovidas, além da atividade física em si, é um momento de integração entre os participantes. Muitas pessoas que não conhecem o projeto também se sentem atraídos e motivados para iniciar as atividades”, apontou o coordenador das Academias de Rua, Helder Francis Lima Araújo.

Os dois projetos são extremamente importantes para a saúde e o esporte na cidade, já que a atividade física compreende um trabalho essencial de prevenção”, completou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. As inscrições para o projeto Qualidade de Vida são realizadas na sede da Semel, no bairro São Geraldo e, para participar da Academia de Rua, basta ir diretamente a um dos locais.