28 JUN 2011
Varginha terá transporte aéreo de carga

A prefeitura de Varginha firmou parceria com o Grupo Inter Aduaneira e a Trip linhas Aéreas para a implantação de um terminal de carga aérea em Varginha, no Sul de Minas. Embarques e desembarques serão por meio do aeroporto Brigadeiro Major Trompowsky.

Varginha conta com vários voos de passageiros diários operados pela Trip e a carga aérea era o investimento que faltava para consolidar a importância do aeroporto de Varginha para o Sul de Minas, o único com rotas regulares para São Paulo, Rio e outras capitais. Novas rotas serão anunciadas brevemente. Segundo informação da Inter Aduaneira, o Grupo iniciou, em 2010, conversações com a prefeitura sobre investimentos no setor de carga aérea. Na ocasião, o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha apresentou vantagens competitivas que fazem de Varginha um local estratégico para a expansão do setor.

A Trip Cargo funcionará no novo armazém de cargas do porto Seco Sul de Minas, ao lado do aeroporto de Varginha. Serão utilizadas as mesmas aeronaves que fazem o transporte de passageiros e as mercadorias serão transportadas nos porões de cargas.

A expansão prevê a construção de um hangar de 2 mil m² de área para a operação exclusiva de carregamentos e outros serviços auxiliares ao transporte aéreo. O terreno será cedido pela Prefeitura de Varginha e a construção será uma parceria entra a Inter Aduaneira e a Trip Linhas Aéreas.

Varginha já conta com voos diários para as principais capitais do país, como São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre, bem como outros municípios do Sudeste e Sul do país como Campos (RJ), Criciúma (RS) e Joinvile (RS).

Segundo o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha, a implantação de mais esse serviço é uma demonstração de que a parceria do Poder Público com a iniciativa privada cria condições favoráveis ao desenvolvimento econômico e social. “Varginha tem uma localização privilegiada para o escoamento de produtos. Além disso, temos tido excelente retorno das operações aéreas. A chegada da Trip Cargo movimentará ainda mais a economia da região”, diz.

Corujinha também ressalta a importância da participação do Grupo Inter Aduaneira nas negociações com a empresa aérea. “A expertise do grupo e a boa relação que sempre mantivemos encurtaram o caminho para o êxito das negociações”, explica.

O contrato de representação da Trip Cargo com a Inter Aduaneira será assinado ainda nesta semana.