30 JUN 2011
ISA atinge 7 mil usuários
Com a internação no Hospital Regional e a bem-sucedida cirurgia na qual foi submetida a técnica em enfermagem, Cristiele Aparecida Rosa, o Instituto de Saúde dos Servidores Públicos de Varginha (ISA), mantido pela Prefeitura de Varginha, completou 2.500 internações entre os serviços oferecidos aos 7 mil usuários.

Cristiele tem 33 anos e utilizou o ISA através do seu marido, servidor público municipal que trabalha como operador de máquinas pesadas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbano (SOSUB). A técnica em enfermagem passou por um procedimento cirúrgico. “O ISA ficou responsável pela internação e custeou a minha estadia no hospital”, afirmou Cristiele.

Os números alcançados pelo instituto chegam ao atendimento de 9 mil pessoas por ano e realiza 25 internações mensais em Varginha. O diretor administrativo da entidade, Samuel Mudesto, disse que em 2011 o ISA recebe o investimento de R$ 612 mil da prefeitura que são destinados aos serviços de atendimento, internação e alguns exames. “Existem ainda novos projetos em discussão que beneficiarão os servidores e têm como objetivo ampliar os serviços”.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” disse que “os convênios que o ISA mantém com as instituições de saúde e os serviços oferecidos pela entidade fazem com que o instituto chegue a estes números expressivos. Os resultados positivos não incluem apenas os servidores, mas toda a população, pois o atendimento no ISA desafoga o Sistema Único de Saúde (SUS), com mais oferta de vagas e serviços para a população em geral”.

O ISA foi criado no ano de 2003 e é um benefício concedido pela prefeitura aos servidores públicos municipais e seus dependentes, com cobertura nos hospitais Bom Pastor e Regional. Ele administra o convênio que permite consultas e exames para os conveniados e concede internações completamente gratuitas. Os beneficiados devem estar devidamente cadastrados. Os dependentes abrangem o cônjuge, pai ou mãe e filhos até 21 anos ou de 21 a 24 (no caso dos que possuem mais de 21 anos, eles devem ser estudantes). Os dependentes considerados incapacitados permanentes, também recebem o benefício.