01 JUL 2011
Prefeitura de Varginha e CREA-MG realizam seminário sobre saneamento

A Prefeitura de Varginha, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), realiza, no próximo sábado (2/7), o Seminário Saneamento no Lago de Furnas. O encontro contará com a presença do presidente do Crea-MG e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz, que também inaugura a Regional Centro Sul do Crea-MG na mesma solenidade, no Theatro Capitólio.

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, fará a abertura do ciclo de palestras. O seminário irá tratar de todas as áreas que envolvem ações de saneamento, particularmente em Furnas. Os prefeitos das 34 cidades que compõem a macrorregião foram convidados, assim como todos os funcionários do Crea-MG da região Sul de Minas e entidades e organizações ligadas à preservação do meio ambiente.

As palestras serão proferidas por profissionais do Crea e por seu presidente que, em nome da Funasa, apresentará o tema “Saneamento e PAC 2”. Os debates sobre “Planos Municipais de Saneamento” e “Captação de Recursos” serão apresentado pela assessora da presidência do Crea-MG, Cláudia Júlio Ribeiro, e pela inspetora-chefe do Crea-MG de Viçosa, Thais Vasconcelos Silva.

O prefeito Corujinha destaca a importância da presença das autoridades regionais no seminário. “Precisamos discutir as ações de saneamento em nossa região. Quem não investe em saneamento, hoje, certamente precisará investir mais em saúde no futuro. O que fazermos hoje gera saúde e qualidade de vida amanhã”, diz.

O secretário de Meio Ambiente e co-organizador do seminário, Rômulo Azevedo, também ressalta a importância do evento e da presença dos representantes do Crea-MG e do presidente da Funasa. Segundo o secretário, a prefeitura está buscando parcerias com entidades e diálogo com todas as instâncias de governo para investir em saneamento e proteção ao meio ambiente.

A abertura será às 14h, com a inauguração da Regional Centro Sul do Crea-MG, que concentrará as inspetorias de Alfenas, Lavras, Machado, Passos e São Sebastião do Paraíso.