14 JUL 2011
Atletismo de Varginha busca medalhas nos Jogos da Juventude
Dezenove atletas da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), estão em Poços de Caldas para a disputa das provas do atletismo na etapa final da 22ª Edição dos Jogos da Juventude 2011 (JOJU).
Em dois dias de provas (15 e 16), 14 modalidades serão disputadas: 100 metros rasos; 200 metros rasos; 400 metros rasos; 800 metros rasos; 1000 metros rasos; 1.500 metros rasos; 3000 metros rasos; lançamento do disco; lançamento do dardo; salto em distância; salto em altura; salto triplo; arremesso do peso e revezamento medley.
Varginha, através dos atletas da Semel, conserva vários recordes na competição. No feminino são eles: revezamento medley, desde 2008 com a marca de 2’29’’09; lançamento do dardo com a atleta Vitória Oliveira Tempesta, que no ano passado atingiu a marca de 38,24 metros; salto em altura com Ana Luisa Quirino, desde 2009 com a marca de 1,56 metros; salto triplo, com Elivânia Lucas que desde 2008 tem a marca de 10,69 metros; e Camila Reis, que desde 2009 marcou 3.045 pontos no heptatlo, uma das categorias mais difíceis da competição, onde o atleta é submetido a um conjunto de 7 provas combinadas do atletismo, pontuando em todas elas pra somatória no final.
Já no masculino, os recordes são do atleta Jhonatan Henrique, que desde 2008 detém a marca de 1,95 metros no salto em altura, e 14,36 metros no salto triplo.
A técnica do atletismo da Semel, Lidiene Arantes Azarias, afirma que “os atletas estão muito bem preparados para essa última etapa do Joju, e empolgados também, já que pretendem deixar suas marcas com recordes em outras categorias nas provas do atletismo.” A técnica ainda comenta que o atletismo da Semel já revelou nomes, que atualmente competem no cenário nacional. É o caso de Gisele Fernanda Tomaz e Mariela Tomaz Reis, duas atletas da Semel que atualmente estão competindo no Estado de São Paulo. Como no Joju, uma das regras da competição é a inscrição de atletas nascidos nas cidades participantes do evento, Gisele e Mariela vão poder compor o grupo que vai representar Varginha.
Outras revelações do atletismo
Outros 4 atletas que também vão estão em Poços de Caldas para a final do Joju, foram a revelação desse ano no atletismo. Igor Lino Carvalho, Isabela Jerônimo dos Santos, Vitoria de Oliveira Tempesta e Wesley Santana, foram emprestados para equipes paulistas e participaram de competições pelo país.
Lidiene acredita que esses adolescentes são prova de que o esporte continua crescendo. “E também servem de espelho para os atletas iniciantes na modalidade. É uma forma deles acreditarem que podem um dia fazer parte de uma grande equipe”, conclui.