18 JUL 2011
Futebol de base de Varginha ganha apoio do Boa

A parceria entre o Boa Esporte e a Prefeitura de Varginha vai render novos frutos. Ao participar da 12ª edição da Brazil Cup, que começa na próxima semana, em Poços de Caldas, as equipes das categorias sub-13 e sub-15 do projeto de futebol de base da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) usarão materiais esportivos e uniformes do clube, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, os jovens atletas usarão o mesmo transporte empregado pelos jogadores do Boa. “Para garotos de 12 a 15 anos, é uma grande emoção estar tão perto do futebol profissional e receber esse apoio”, comenta o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha.

Varginha participa do Brazil Cup há cinco anos e já conquistou o tricampeonato da sub-17 e um título de campeã da sub-13. Dessa vez, porém, os garotos terão um estímulo a mais. “Eles estão orgulhosos de poder representar a cidade e contarão com a torcida de todos”, diz o prefeito.

A Brazil Cup é considerada uma dos maiores competições internacionais de futebol de base do Brasil. Mais de 20 países já participaram do evento. Para a edição deste ano, estão confirmadas quatro equipes internacionais: China, Cazaquistão, Peru e Haiti. A competição segue até o dia 23 de julho.

Nascido em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, o Boa se transferiu este ano para Varginha, por causa das restrições da CBF ao Estádio da Fazendinha. No mês passado, autorizado pela CBF e pela FMF, voltou a adotar o antigo nome. Entre as cláusulas do contrato com o município, o Boa comprometeu-se a estimular as divisões de base da cidade.

Celeiro

Criadas para iniciar os jovens varginhenses na prática esportiva com foco na saúde e inclusão social, as escolinhas da Semel estão se transformando num celeiro de atletas. A principal revelação é a varginhense Jaqueline Anastácio, jogadora da seleção brasileira de handebol que joga pelo Syofoc, da Hungria. A lista de atletas que saíram do projeto para clubes e seleções tem cerca de 50 nomes. Alguns exemplos são o nadador Marcus Vinícius Botega, do Minas Tênis Clube, Gabriela Borges e Fernanda Abreu, do Finasa Osasco, Mariela Reis, do atletismo, em São Paulo, os irmãos Arthur e Amanda Ribas, também do Minas, Fernando Martins Ramos, de 15 anos, atual campeão sul-americano de judô em sua modalidade, e Nathanael Lourenço, convocado pela seleção brasileira de basquete sub-17, outro nome que defende o Minas Tênis. Recentemente, a equipe masculina de judô garantiu a primeira colocação na fase final dos Jogos da Juventude do Sudoeste de Minas (JOJU) e conquistou três medalhas de bronze na 7ª Copa Minas Tênis Clube.

A Semel oferece escolinhas de diversas modalidades para adultos e crianças. É possível praticar atletismo, basquete, bicicross, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, jazz, judô e vôlei. “Clubes como Minas Tênis, Metodista, Pinheiros e outros buscam, permanentemente, jovens promessas do esporte”, diz o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha. “As escolinhas da Semel funcionam como divisões de base, formando atletas que irão brilhar em clubes e seleções”, completa.