18 JUL 2011
Bailarinas mostram espetáculo ‘Volta ao Mundo’

Cerca de 40 meninas, integrantes do ‘Projeto Ballet para Todos’, desenvolvido pela Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural do Município e parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel), fizeram uma apresentação no Clube de Varginha na última sexta-feira (15).

Com o espetáculo ‘Volta ao Mundo’, as meninas mostraram o resultado de um ano de ensaio e encantaram quem esteve presente. Segundo a idealizadora do projeto, Nídia Batista, “as dançarinas se esforçaram e se superaram e a recepção do público foi muito calorosa. A cada dia as alunas vem mostrado mais segurança nas apresentações. O espetáculo foi lindo”, se orgulhou Nídia.

O espetáculo ‘Volta ao Mundo’ foi dividido em 10 coreografias. “É para mostrar que através da dança, os povos demonstram sua cultura. A dança é universal, ela rompe barreiras”, explicou Nídia. A coordenadora do projeto ainda comentou que como o próprio nome diz, o espetáculo ‘Volta ao Mundo’ foi trabalhado para representar danças típicas de vários países como: tango da Argentina; samba do Brasil; tarantela da Itália; polca da Áustria; balé da França; solo Carmem, uma variação de Dom José representando a Espanha; jazz numa referência a jogos representando os Estados Unidos, e uma outra coreografia da dança, representando o Japão, um contraste entre modernidade e tradição.

A iniciativa visa a inclusão social, tem o objetivo de aproximar da dança as pessoas de baixa renda. O projeto existe há um ano e meio e atende atualmente cerca de 65 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos. Está aberto a convites para apresentações em eventos, como forma de incentivo às alunas participantes. Quem quiser tiver interesse de levar o grupo a eventos e apresentações, basta entrar em contato na Semel, através do telefone 3690-2280.

O ‘Ballet para Todos’ é um projeto idealizado pela professora Nídia Batista, aprovado pela Fundação Cultural do Município de Varginha, Conselho Municipal de Incentivo à Cultura (Comic), Prefeitura de Varginha, Lei de Incentivo à Cultura, com incentivo da Semel, e patrocínio da Empresa Autotrans, e colaboração das empresas Indústria Mineira de Forjados, Madeireira Maganha e JBG Turbo Diesel.