20 JUL 2011
Prefeito encaminha à Câmara alteração no projeto da Reforma Administrativa

Após diálogo com produtores rurais, Corujinha decide manter Secretaria de Agricultura separada da de Indústria e Desenvolvimento Econômico

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha”, encaminhou na última segunda-feira (18/07), à Câmara Municipal, o projeto de lei substitutivo ao que propõe a reforma administrativa na Prefeitura. O documento encaminhado ao Legislativo em dezembro de 2010 previa, dentre outras mudanças, a fusão entre a Secretaria de Agricultura e a de Industria e Desenvolvimento Econômico, o que criaria Secretaria de Indústria, Tecnologia e Agronegócios.  A alteração da proposta, contudo, mantém as duas pastas separadas na estrutura governamental.

A revisão da mudança foi decidida pelo prefeito após reunião com o diretor da Cooperativa de Cafeicultores de Varginha, Osvaldo Henrique Ribeiro, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, Arnaldo Botrel. No diálogo, os representantes dos produtores rurais ponderaram a respeito da importância de a atividade contar com uma estrutura de suporte específica na administração. O prefeito, sensível às demandas do setor agrícola, concordou e promoveu a alteração no projeto da reforma.

Segundo Corujinha, a decisão de manter as duas secretarias foi resultado do bom relacionamento da Prefeitura com as indústrias e os produtores rurais locais. “A ideia inicial era fundir as duas secretarias para unir a expertise das duas atividades econômicas, mas, em conversas com diversos representantes das áreas e com o legislativo municipal percebemos, de fato, que são atividades que possuem necessidades diferentes e mercados distintos, principalmente a cafeicultura. Por isso a decisão de manter as secretarias separadas”, explicou.

Histórico

No primeiro ano de mandato, em 2009, o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” determinou à Secretaria de Administração que formulasse uma proposta de reformulação da estrutura administrativa do município. Em dezembro daquele ano, o Departamento de Recursos Humanos abriu processo administrativo e recomendou a criação de uma comissão especial, criada em janeiro do ano seguinte.

Em março de 2010, o prefeito assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público com a finalidade de promover ampla reestruturação do quadro de pessoal da administração direta. “Houve uma convergência de interesses, já que o MP recomendou mudanças que estavam no projeto da prefeitura”, comenta o prefeito. “Foi muito positivo para o trabalho da comissão, que ganhou um reforço legal para desenvolver a reorganização da estrutura administrativa”.

O projeto encontra-se à espera da aprovação da Câmara Municipal de Varginha para começar a ser implantado.