20 JUL 2011
Atletas da Semel conquistam o 14º título dos Jogos da Juventude

Delegação é campeã geral e atleta bate novo recorde no Salto em Distância

Os atletas de Varginha conquistaram o título geral da 22ª edição dos Jogos da Juventude (Joju) realizado na última semana em Poços de Caldas. A delegação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Varginha (Semel), conquistou 125 pontos, sagrando-se campeã entre as nove delegações do Sul de Minas que participaram das competições. Este é o nono título consecutivo da equipe, que já foi 14 vezes campeã do Joju.

Entre as modalidades, Varginha foi campeã no futsal, no basquete, no vôlei e na natação femininos, além do judô masculino. Só o atletismo rendeu 15 medalhas aos atletas da Semel: dez de ouro, duas de prata e três de bronze. O destaque da competição foi Gisele Fernanda Tomaz, de 15 anos, que bateu o novo recorde do Salto em Distância. Ela atingiu a marca de 5,5m, sendo que o recorde anterior era de 5,37m.

Nas modalidades handebol masculino e feminino, Varginha conquistou a quinta colocação e no futsal masculino ficou em sétimo lugar. No vôlei masculino, o time encerrou os jogos em quarto. A equipe masculina de natação conquistou o vice-campeonato e as atletas do judô feminino ficaram na terceira posição.

O excelente desempenho dos atletas da Semel é resultado do apoio e da dedicação da Prefeitura para com os jovens talentos do esporte na cidade. “Nesta edição do Joju, conseguimos apresentar um excelente resultado, comprovado pelos títulos que conquistamos. Além disso, vários atletas da Semel se destacaram, trazendo para Varginha troféus individuais, o que confirma a dedicação que nossos professores têm com seus alunos”, avalia Jaime Macedo, secretário Municipal de Esporte e Lazer.

Semel

A Semel foi criada em 2001 e, desde então, tornou-se um centro formador de atletas. Em 10 anos, atletas formados nesses projetos conquistaram cerca de mil troféus, inclusive títulos nacionais e internacionais. Além disso, tem revelado atletas com potencial olímpico, como a judoca Amanda Ribas e a jogadora de handebol Jaqueline Anastácio, da seleção brasileira, que hoje joga na Hungria.

A secretaria também vem executando projetos importantes, como as Academias de Rua. Atualmente, os espaços estão em cinco bairros da cidade: Sion, Santa Maria, Imaculada, Centenário e Novo Horizonte.

A sede da Semel dispõe de um campo de futebol, duas quadras poliesportivas, dois salões de ginástica e artes marciais, três piscinas, sendo uma semi-olímpica, uma quadra de peteca, além estacionamento, salas administrativas e uma extensa área de lazer.

Na sede, as crianças podem frequentar, gratuitamente, escolinhas de futebol, futsal, voleibol, basquete, handebol, atletismo, judô, natação, ginástica rítmica, ginástica artística, balé, jazz, bicicross e jiu-jitsu. Além disso, são oferecidas aulas de natação e ginástica para adultos dos projetos Qualidade de Vida e Programa Muito Mais Coração.

Os interessados em participar das escolas de esporte da Semel devem procurar a Secretaria, na Avenida Boa Vista, 220, bairro São Geraldo, e apresentar duas fotos 3x4, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, declaração escolar e atestado médico.