26 JUL 2011
Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim apresentam-se em Varginha

Ingressos podem ser trocados a partir da segunda-feira (1/8)

Em comum, eles têm origens que confundem a aridez e a alegria, diferentes sertões de muitos Brasis. Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim cantam Vandré e Gonzagão num espetáculo inédito e comovente. Mais que uma homenagem, um encontro que retrata a inquietação cultural e a profunda ligação destes artistas com a história do povo brasileiro. A turnê, iniciada em São João Del Rei e Pouso Alegre, chegará a Varginha no domingo 7 de agosto, com única apresentação às 20 horas no Theatro Municipal Capitólio. Os ingressos são um quilo de alimento não-perecível, que podem ser trocados na Fundação Cultural (estação ferroviária, de 8h às 18h, à Praça Matheus Tavares, 121) a partir de segunda-feira (1/8). A diretora-superintendente da Fundação Cultural do Município, Paula Andréa Direne Ribeiro, destacou o esforço do prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” em trazer o show para Varginha. “O prefeito determinou que a Fundação Cultural se esforçasse em realizar, novamente, mais shows de qualidade com entrada trocada por alimentos perecíveis. Esse show do Saulo Laranjeira só vai acontecer devido ao empenho pessoal do prefeito, fazendo com que o artista se apresente em Varginha”, afirmou.

A obra de Geraldo Vandré, repleta de ícones da resistência popular nos anos 60, é parte da trajetória artística de Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim, que em 1982 atuaram junto ao compositor paraibano no show “Das Terras de Benvirá”, no Paraguai. Contando com poesia a dura realidade da época, as músicas de Vandré encontram na interpretação de Saulo e Saldanha toda a emoção que permeia aquele contexto histórico e cultural, através de releituras contemporâneas e arranjos cuidadosamente elaborados.

Com reverência e originalidade, o espetáculo resgata também a autenticidade, forte e marcante, de uma das mais completas e inventivas figuras da música brasileira: o pernambucano Luiz Gonzaga. Dessa forma, Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim prestam sua homenagem ao maior responsável pela divulgação da música nordestina no Brasil e reiteram o compromisso maior de ambos artistas com a preservação da cultura popular.

Neste trabalho, o ator e cantor mineiro Saulo Laranjeira demonstra mais uma vez sua sensibilidade e talento para emocionar o público com suas interpretações. Artista completo, de profissionalismo ímpar - a credibilidade e versatilidade de Saulo Laranjeira abrem caminhos em sua carreira, repleta de ideais, idéias e realizações!

A alegria e o carisma do músico cearense Saldanha Rolim trazem o matiz genuinamente nordestino ao espetáculo. Saldanha vivencia as diversas manifestações culturais de seu povo, através do cantar do dia-a-dia e da diversidade de ritmos que fazem parte do repertório de seus shows.

A turnê de “Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim cantam Vandré e Gonzagão” tem como objetivo fundamental o acesso gratuito da população a um espetáculo de qualidade que resgata a obra de grandes artistas da música brasileira. No repertório, canções que ficaram na memória do povo brasileiro, como Aroeira, Porta Estandarte e Disparada, de Geraldo Vandré; Boiadeiro, Assum Preto e Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Viabilizada pelo Fundo Nacional de Cultura, com a realização da Laranjeira Produções, a turnê é um projeto proposto pela Associação dos Artistas de Pedro Leopoldo e Região - COOPERART, e efetivado através de emenda parlamentar direcionada pelos deputados federais, Reginaldo Lopes, Odair Cunha, Miguel Corrêa, Antônio Roberto, Leonardo Monteiro e Jô Moraes. Em Varginha, o projeto recebe o apoio da Prefeitura e Fundação Cultural do Município Varginha. A turnê passa também pelas cidades de São João Del Rey, Tiradentes, Pouso Alegre, Governador Valadares, Itaobim, Belo Horizonte e Diamantina.