02 AGO 2011
Guardas municipais concluem curso para utilizar armas menos letais

Os guardas municipais de Varginha estão preparados para utilizar as armas menos letais “tasers”. A GM concluiu o curso para operação (uso e manuseio) de pistola de condutividade elétrica. Foram três semanas de treinamento desde que as armas foram recebidas pelo diretor geral da GM, Guilherme Tadeu Ramos Maia, e o comandante da corporação, Maurício Donizete Maciel, no último dia 5 de junho.

Nas aulas teóricas foi abordado o conhecimento técnico da arma, legislações, conscientização e humanização do agente; na aula prática foi passado o ensinamento da ação e reação do uso da arma, abordagens e manuseio do equipamento com segurança. Por último, os guardar passaram pela avaliação escrita e prática.

O treinamento de no mínimo 30 horas é uma das principais recomendações e de caráter obrigatório para que haja uma maior segurança e automaticamente perícia no manuseio, utilização, bem como no armazenamento do armamento. “Apesar de ser classificado como menos letal, ele exige muito cuidado de seus usuários. Sendo assim somente utilizarão o referido armamento os guardas que voluntariamente se candidataram a passar por todas as fases do treinamento”, explicou o diretor da GM, Guilherme Maia.

Todo o efetivo da Guarda Municipal de Varginha foi divido em grupos, devido a quantidade de armamento levando-se em consideração a questão da impossibilidade de se retirar todo o efetivo de uma só vez das ruas. Os grupos de guardas receberam aulas teóricas e práticas, que foram ministradas pelo comandante Maurício Maciel. O planejamento do curso se baseou no conteúdo programático do curso ministrado em Goiânia (GO), respeitando o exigido e indicado pelo fabricante e o Ministério da Justiça

Segundo subinspetora da GM, Jucilene Aparecida Silva, este curso de 30 horas faz com que todos tenham condições de trabalhar portando a taser, com conhecimento e perícia, além da “consciência, sabedoria e principalmente responsabilidade”.