02 AGO 2011
CESU recebe inscrições para supletivo de jovens e adultos

Sistema modular será oferecido no prédio da Escola Marista Champagnat de Varginha e é fruto da parceira entre a prefeitura e a rede de ensino

O Centro de Estudos Supletivos (CESU) da Prefeitura de Varginha estará com matrículas abertas a partir de 2 de agosto para oferecer à comunidade a chance de concluir os ensinos fundamental e médio. Nessa mesma data, começam as aulas dos novos alunos e dos já matriculados na entidade, que integra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

O espaço passou por uma reforma ampla, realizada conjuntamente com o a rede de ensino Marista. Nos períodos da manhã e da tarde, o prédio será sede da Escola Social do Marista e, à noite, funcionará o CESU. A oportunidade de conclusão de estudo para jovens e adultos é resultado da parceria entre o município e a rede privada, que vem rendendo frutos positivos para a educação varginhense.

O método de ensino supletivo do centro é feito por etapas. As salas são ambientes, ou seja, exclusivas por disciplina, e o aluno deve cumprir a carga horária da matéria, dividida em módulos (conteúdo, exercícios e provas). Nesse modelo de ensino, o estudante faz o seu próprio tempo, de acordo com sua disponibilidade.

O CESU possui 220 alunos atualmente. As aulas são ministradas, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h. Os estudantes que moram a uma distância superior a dois km da escola, recebem o passe escolar.

Requisitos

Os interessados em ingressar no supletivo do ensino fundamental devem ter pelo menos 15 anos. Já a idade mínima dos candidatos ao ensino médio é de 18 anos. Para efetuar a matrícula, o estudante precisa apresentar histórico escolar, certidão de nascimento ou casamento, CPF, carteira de identidade, título de eleitor (para os maiores de 18 anos), comprovante de residência e duas fotos 3x4.

O CESU vai funcionar na Escola Marista Champagnat de Varginha, que fica à Rua Esmeralda, 102, no bairro Vila Bueno. Mais informações, pelo telefone 3690-2153.

Parceria

Não serão apenas os alunos do supletivo que voltam às aulas em agosto. A parceria entre a Prefeitura de Varginha e o Marista permitirá que 300 crianças de baixa renda tenham a chance de estudar em um dos sistemas de ensino mais tradicionais e bem avaliados do Brasil. As vagas criadas são para turmas de educação infantil (a partir de 4 anos) e ensino fundamental I (1º ao 4º ano).

A bolsa de estudo para as crianças será integral durante o ano letivo. No final do período, a matrícula deverá ser renovada. Além da bolsa, o projeto Escola Social oferece uniforme e material didático gratuitos.

O processo de seleção e matrícula para a Escola Social ocorreu em junho. O critério foi baseado estritamente na avaliação socioeconômica das famílias. São contempladas pelo projeto crianças dos bairros Vila Bueno, Fátima, Catanduvas, Vila Nogueira, Canaã, Vila Murad, Jardim Petrópolis, Vila Martins e Novo Horizonte.