02 AGO 2011
Varginha tem novos secretários de Administração, de Indústria e de Controle Interno

Nomeações foram definidas pelo prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, que pretende dar nova energia à administração municipal, mas com as mesmas diretrizes

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha”, nomeou hoje (2) novos secretários e nomeou outros que ocupavam pastas de forma interina. O objetivo das mudanças é conferir à equipe um caráter ainda mais moderno e eficiente, capaz de atender, com eficiência, às demandas do município em suas diversas áreas de contato com a sociedade. As definições estão em consonância com o projeto de lei da Reforma Administrativa que tramita na Câmara Municipal.

Para a Secretaria de Administração, o nomeado é Guilherme Tadeu Ramos Maia, que era diretor administrativo da Guarda Municipal. O coordenador administrativo da Policlínica Central, Carlos Aílton Martins da Silva, o Carlão, foi o escolhido para ocupar a pasta de Indústria e Desenvolvimento Econômico. Já Sérgio Hitoshi Yano, que era controlador geral do município, assume a Secretaria de Controle Interno.

De acordo com o prefeito, com essas definições, o secretariado varginhense ganha uma composição definitiva, com energia revigorada. “Esses colaboradores estão com novos desafios, chegam com novas idéias, e isso vai refletir na qualidade do trabalho. Essas pessoas assumem com motivação especial. É um oxigênio novo com os mesmos ideais que orientam a administração”, explica.

No primeiro semestre de 2011, foram efetivados Bertonlúcio Mendonça de Macedo, na Fazenda, que anteriormente ocupava o Controle Interno, e Jaime Alves Macedo, na pasta de Esporte e Lazer.

Também foram definidos por Corujinha os nomes para assumir as funções que eram desempenhadas pelos novos secretários. Para a direção da Policlínica, o escolhido é João Martins Ribeiro, o Joãozinho Enfermeiro. Já a direção administrativa da Guarda Municipal fica com Jucelene Aparecida da Silva. A atual sub-inspetora assume o posto interinamente.

Escolhidos

No Sul de Minas, o nome de Guilherme Tadeu Ramos Maia é sempre associado à Guarda Municipal de Varginha. Foi para lançar as bases da corporação e dar a ela todo o respaldo jurídico necessário que o advogado, especializado em Direito Público, passou a integrar a administração municipal, em 2004, a convite do ex-prefeito Mauro Teixeira.

O trabalho desenvolvido sob a coordenação de Guilherme elevou a Guarda do patamar de projeto para o de referência nacional na área de segurança pública. Em sete anos, a autarquia formou 140 agentes, é uma das corporações municipais melhor equipadas do país e a primeira do interior de Minas Gerais a firmar parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Foi essa qualidade reconhecida que levou o prefeito a convidá-lo, agora, a assumir a pasta de Administração. “Vamos auxiliar o prefeito Corujinha a implementar políticas de modernização que julgamos ser importantes, sempre seguindo as orientações dele. O trabalho será em equipe, com os demais secretários e servidores. Será a mesma filosofia da Guarda Municipal, tudo trabalhado em equipe. Sozinho, ninguém faz nada”, afirma o novo secretário, que está sem filiação partidária.

O currículo que credencia Carlos Aílton Martins da Silva a assumir a Secretaria de Indústria e Desenvolvimento Econômico tem uma característica diferenciada: a experiência tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo. Carlão é exemplo de migrante que foi acolhido por Varginha. Após chegar de Caruaru (PE), em 1992, e de passar por um período de atuante militância política, foi eleito vereador em 2000, sendo reeleito quatro anos mais tarde. Na Câmara, foi membro titular de comissões permanentes, participando em papel destacado da nobre disputa democrática que qualifica a rotina parlamentar.

Contudo, entre 2005 e 2006, tornou-se secretário de Saúde ainda na gestão Mauro Teixeira. No cargo, teve uma experiência distinta, mas já colocando em prática, como gestor público, a expertise adquirida em oito anos como vereador. Desde o início do atual governo, Carlão, que está no PV, dirigia a Policlínica Léa Ferreira Teixeira, a Policlínica Central. Ele conta que ficou lisonjeado ao receber o convite para assumir a nova pasta de Indústria e Desenvolvimento Econômico.

“Sou movido a desafios. Espero corresponder para que a população veja o fruto do nosso trabalho. Vou me dedicar em tempo integral para atuar em favor da geração de emprego e renda, da atração de empresas e para manter as que já estão na cidade, inclusive sugerindo projetos de lei”, antecipa.

O outro novo secretário, Sérgio Hitoshi Yano, é um servidor de carreira do município. Ingressou na administração pública em 2006. Dois anos depois passou a atuar como agente fiscal e assumiu o cargo de controlador geral em março do ano passado.

A função da secretaria que assume, de Controle Interno, é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Sérgio explica que o trabalho consiste em fiscalizar a execução orçamentária em todas as ações da Prefeitura. Uma das funções é, inclusive, preservar as ações dos executores, prefeitos e secretários, para dar respaldo às iniciativas deles. Para a realização de um bom trabalho, o integrante do PT diz contar com o apoio de todos os servidores públicos municipais.

“Espero poder contribuir para administração do Corujinha. É uma oportunidade que não é toda hora que recebemos. Estou terminando o curso de Ciências Contábeis e pretendo unir a teoria à prática, apoiado na experiência de controle fiscal que já possuo como servidor”, prevê.

Da direita para esquerda o Secretário de Controle Interno Sérgio Yano, o Secretário de Indústria Carlos Ailton (Carlão),
o Prefeito Eduardo Carvalho (Corujinha) e o Secretário de Administração Guilherme Tadeu Ramos Maia