19 AGO 2011
Clube da Amizade apresenta peça no Capitólio
Os integrantes do Clube da Amizade, iniciativa da Prefeitura de Varginha, através do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), participaram da apresentação final dos alunos de teatro e dança do projeto Re (Inventando) um Tempo realizada no último domingo (14) no Theatro Municipal Capitólio.

Pelo segundo ano a Cia. Trukiss promoveu a oficina com o objetivo de reconhecer os valores artístico-culturais desenvolvidos nos corpos e nas histórias da terceira idade. “A oficina possibilita que eles criem e recriem momentos presentes, passados e futuros a cada novo instante através do patrimônio da memória envolvido na criação artística” completa o ministrante da oficina de teatro, Du Sarto.

Durante um mês, os 40 alunos tiveram contato com o mundo artístico e desenvolveram técnicas teatrais e de dança. “A oficina teve uma procura muito grande esse ano, as vagas eram limitadas a 25 alunos, mas como muita gente do ano passado quis fazer novamente e outros chegaram para conhecer, resolvemos abrir mais vagas” conta o diretor do projeto Vanderlei Junior.

A oficina se apropriou da experiência, da memória e do viver pleno dos idosos e transformou a arte em reflexão de vida através do teatro. “Fiz no ano passado e adorei, quis repetir, e como esperava, está sendo muito gratificante a oficina, é uma coisa que não pode acabar nunca, aqui a gente consegue se divertir e trabalhar em equipe” conta a dona de casa, Maria Luiza de 66 anos.

O projeto contou com a parceria da primeira dama e presidente do CDCA, Karina Braga Baroni Carvalho, que cedeu o espaço do Propac 2, onde acontecem as oficinas do Clube da Amizade, para que o projeto fosse realizada. “Achei muito interessante a evolução que eles tiveram com a oficina, muitos chegaram tímidos e hoje já estão preparados para estarem no palco. É importante esse tipo de oficina porque envolve o psicológico.”, afirma a primeira dama.

Re(Inventando) um Tempo tem o apoio cultural do Conselho Municipal de Incentivo a Cultura (Comic), Lei Municipal de Incentivo a Cultura, Fundação Cultural, Prefeitura de Varginha, Clube da Amizade e patrocínio da Autotrans.