19 AGO 2011
Prefeitura apoia campanha de conscientização no trânsito

Com o objetivo de conscientizar a população e iniciar o trabalho da mudança do trânsito no município, a Prefeitura de Varginha apoia a campanha “Eu pratico um trânsito mais seguro”. A iniciativa da Associação Brasileira de Medicina Preventiva (Abramep) foi lançada nesta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Varginha e vem de encontro ao processo de planejamento que a prefeitura realiza sobre as necessárias modificações do trânsito da cidade.

A campanha apresenta o tema “A imprudência destrói sonhos” e leva a mensagem “O mesmo trânsito que te leve à frente, também pode interromper seus sonhos. Consciência é fundamental!”. Os objetivos da campanha é conscientizar a população, difundir o pensamento preventivo, apresentar uma alternativa para a segurança no trânsito, criar o sentimento de cooperativismo, criar entre os motoristas uma identificação visando a segurança e gerar discussões sobre o trânsito.

Até o próximo dia 31 de agosto haverá distribuição do material da campanha, entre eles camisetas, outdoors, 10 mil adesivos, além de blitz educativas. “A campanha é também uma forma de prevenir doenças. Pretendemos de início atingir 10% da população e esperamos que estes 10% contagiem às demais pessoas”, disse o presidente de honra da Abramep e vereador Adílson Rosa.

O prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” reforçou o apoio à campanha e lembrou que “o projeto da mudança no trânsito já começou e dentro do planejamento, além de mudar a estrutura de sinalização e vias, está também a educação no trânsito”, comentou.

Mudança no trânsito

Depois de um diagnóstico preparado por consultoria especializada sobre a situação do trânsito de veículos na cidade, a Prefeitura de Varginha apresentou soluções para melhorar o fluxo, principalmente nos horários de pico. Também indica propostas para as placas indicativas de direção e de orientação aos motoristas. Entre outras finalidades, o projeto pretende estabelecer referenciais de localização para usuários que desconhecem o sistema de trânsito da cidade, organizar a circulação de acesso e saída, o sistema de estacionamento, reduzir o tempo de deslocamento e, em última instância, melhorar a qualidade de vida da população.

Dentro das intervenções está a organização das vias de entrada e saída da cidade, a manutenção das faixas horizontais, dos semáforos e das placas de sinalização. A principal mudança será a duplicação das vias de acesso ao centro, adotando sistema de sentido único de direção. O sistema de semáforos será aperfeiçoado, estabelecendo sincronismos.

O estudo do sistema viário revelou que Varginha tem quase 59 mil veículos, entre carros, ônibus, motocicletas e caminhões. Estima-se que cerca de 15 mil trafegam diariamente nas ruas. Orçadas em aproximadamente R$ 4,5 milhões, as obras promovem mudanças no sentido dos dois principais corredores da cidade: Avenida Princesa do Sul e Avenida Benjamim Constant. A Princesa do Sul continua sendo a principal via de acesso, mas terá mão única no sentido bairro-centro. O retorno será feito pela Benjamim Constant, com sentido centro-bairro.

As mudanças de sentido nos corredores têm o objetivo de melhorar o escoamento de veículos, reduzindo o tempo de deslocamento. Para dar maior sincronia aos semáforos, serão instalados 32 novos controladores microprocessados e 12 mil metros de cabos de sincronismo. Cerca de 100 novas placas indicativas serão instaladas. Novos indicadores de regulamentação e de advertência serão projetados, totalizando 540 m² de novas placas. As faixas de sinalização horizontal também serão revitalizadas - serão cerca de 11,7 mil m² de faixas para assegurar melhor visibilidade para motoristas e pedestres. As ações da mudança do trânsito aguardam licitação para serem iniciadas.