19 AGO 2011
Mutirão coleta lixo eletrônico em Varginha neste sábado
Os varginhenses poderão descartar todo o lixo eletrônico que tiverem em casa neste sábado (20) no evento Mutirão de Resíduos Eletrônicos – Varginha Sem Lixo Eletrônico. A iniciativa da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), em parceria com a EcoBrasil, terá um ponto base de recolhimento que será na praça Leopoldo Melo, no bairro de Fátima. A comunidade poderá levar o material das 8h às 17h.

Todo tipo de lixo eletrônico será recolhido. Os resíduos recicláveis coletados poderão ser vendidos depois, já os não-recicláveis serão descartados de forma correta. Entre os produtos que a comunidade poderá entregar para a organização do mutirão estão: computadores e seus acessórios, impressoras, cabos de rede, fontes, scanners, fax, gravadores de CD e DVD, aparelhos de som, televisores, microondas, aspiradores de pó, fornos elétricos, ventiladores, telefones celulares, carregadores de bateria, aparelhos de telefone, equipamentos de medição, vídeo-games, filmadoras, projetores, câmeras fotográficas, mp3 players, aparelhos de CD e DVD de carros, secadores de cabelo, enceradeiras, copiadoras, vídeo-cassetes, além de outros periféricos. Só não serão aceitos refrigeradores e ar-condicionado.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rômulo Azevedo Ribeiro, o trabalho de recolhimento do lixo eletrônico e a mobilização da população faz com que a EcoBrasil, especializada na reciclagem de eletrônicos, reconheça o município com mais um item de preservação ambiental. “A EcoBrasil vai fornecer o certificado de gerenciamento de resíduos para a Prefeitura de Varginha”, ressaltou o secretário.

A Semea espera, além da população, a participação de empresas do município e também dos órgãos públicos para que realizem o descarte dos materiais. A comunidade ainda poderá descartar óleo de cozinha usado, na parceria entre a prefeitura e a Rede Ecóleo.

Campanha contra a dengue

O mutirão de coleta de lixo eletrônico será realizado simultaneamente com o evento “Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue!”. A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o governo do Estado, realiza atividades com o tema “Folclore no Combate à Dengue” que vão desde a conscientização contra o mosquito da dengue, gincanas e brincadeiras, até serviços gratuitos para a população.

Haverá muita diversão com brinquedos, exposições, laboratório, teatro, além de gincana envolvendo escolas públicas no recolhimento de materiais recicláveis. Os visitantes poderão contar com a ação social, através dos serviços de emissão de carteira de trabalho, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e teste rápido de hepatite. Os participantes do evento ainda terão a oportunidade de ganhar um litro de leite, pois quem levar um pneu, 10 latas ou cinco garrafas pet, poderá trocar pelo alimento.

As atividades do fim de semana no bairro de Fátima integram um trabalho de união entre as secretarias municipais da Prefeitura de Varginha e a comunidade local para um plano de revitalização da área que compreende a praça e a quadra do bairro de Fátima.