22 AGO 2011
Mais de 100 jovens apresentam propostas na Conferência Municipal de Juventude

“Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil!”, este foi o tema discutido pelos cerca de 100 jovens que participaram da Conferência Municipal de Juventude, realizada pela Prefeitura de Varginha no último sábado (20) no auditório do Senai. Os participantes se envolveram nas atividades durante os períodos da manhã e da tarde e elegeram os delegados para a conferência estadual. A abertura ficou por conta do grupo de dança do projeto Tim ArtEducação, iniciativa apoiada pela prefeitura com adolescentes de escolas públicas.

A Conferência Estadual será realizada em Araxá, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2011. Os encontros acontecem em várias partes do Brasil para, depois, todos os Estados apresentarem as propostas na 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será promovida no mês de dezembro em Brasília (DF).

A conferência municipal do último sábado elegeu quatro delegados para a conferência estadual, sendo dois da sociedade civil e dois do poder público. Houve ainda a eleição de quatro suplentes, pois se houver necessidade estes substituem os titulares. “Fico satisfeito de ver a participação efetiva dos jovens que no sábado de manhã acordaram cedo e vieram participar da conferência. Mostra que os jovens estão atuantes e, pelas discussões apresentadas, por dentro das necessidades”, apontou o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” que abriu oficialmente a conferência.

Preparação

Os jovens que estiveram na conferência chegaram preparados e com os argumentos prontos, já que eles participaram da pré-conferência, realizada no último dia 4 de agosto, com a participação de mais de 600 adolescentes e jovens. “Fizemos todo um trabalho de preparação para que o jovem chegasse à conferência apto para as discussões. Temos certeza que os delegados eleitos representarão o município de Varginha na conferência estadual com propostas bem elaboradas e discussões pertinentes”, afirmou um dos organizadores da conferência municipal, o vereador Rogério Bueno.