22 AGO 2011
Secretário do Ministério da Saúde visita instalações hospitalares em Varginha

Na última sexta-feira (19/08), o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” recebeu o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, para visitas ao Hospital Bom Pastor, Hospital Regional do Sul de Minas e à Casa da Gestante.

Durante a visita, Corujinha apresentou números da saúde em Varginha como o índice de mortalidade infantil e a evolução do setor nos últimos anos. O prefeito também aproveitou a presença do secretário para apresentar o projeto de novos leitos de UTI e UTI Neonatal e negociar aportes do Governo Federal para as ações na área da saúde no Município: “A mortalidade infantil em Varginha é de cinco por mil, ou seja, padrões dos países do Norte da Europa. As parcerias estão sendo firmadas e em breve teremos boas notícias referentes a novos recursos destinados ao Hospital Regional e ao Hospital Bom Pastor" declarou.

Atualmente, o Hospital Bom Pastor e o Hospital Regional somam juntos 20 leitos de UTI Adulto, dez em cada um. O Hospital Regional possui dez leitos de UTI Neonatal, além de concentrar todas as cirurgias cardíacas feitas na cidade. O Hospital Bom pastor concentra os atendimento aos pacientes oncológicos e tornou-se referência em atendimento na região.

O secretário Helvécio Miranda Magalhães Junior colocou-se á disposição para intermediar as negociações do Município com o Governo Federal e se disse surpreso e satisfeito com os números apresentados, como os da mortalidade infantil, dizendo que o dado é extraordinário. "A intenção é dobrar o número de leitos de UTI, trazer novos recursos para os dois hospitais e ampliar o Centro de Oncologia, já que o serviço oferecido é de alta qualidade" disse.

Além dos investimentos na ampliação de leitos e no atendimento oncológico, o secretário ressaltou a parceria do Ministério da Saúde nos atendimentos de Urgência e na implantação do programa Rede Cegonha.