25 AGO 2011
Casos de dengue diminuem em cerca de 70% em Varginha

Parceria entre administração municipal e população contribui para o combate à doença

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulgou nesta quarta-feira (24) o balanço da dengue em Varginha nos sete primeiros meses de 2011. O levantamento feito apresenta uma diminuição de cerca de 70% dos casos. Entre janeiro e julho deste ano, foram confirmados 14 casos importados e 29 adquiridos no município. Nesse período, foram 126 casos suspeitos notificados.

Já em 2010, de janeiro a julho foram confirmados 153 ocorrências da doença. O total anual foi de 160 casos.

O reforço das ações de combate à doença e o lançamento dos mutirões realizados nos bairros dentro da campanha estadual Agora é Guerra, Todos Contra a Dengue são razões para a queda dos números de incidência da doença e da proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. “O trabalho da administração através das equipes de agentes comunitários de saúde com o apoio imprescindível da população possibilitou a diminuição de casos” destaca o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho.

Varginha conta hoje com 43 agentes comunitários de saúde que diariamente percorrem os bairros da cidade para a realização de visitas domiciliares. “A mobilização através dos mutirões é tão importante quanto o trabalho diário de combate à doença,” acrescenta o secretário de Saúde.

Cada edição do evento há a realização de coleta de lixo e entulho, exposições educativas, teatro infantil e ação social, através dos serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e teste rápido de hepatite. O projeto desenvolvido pela Semus já passou pelos bairros Vila Floresta, Vila Barcelona, Sion e, no último sábado (20), no Fátima.

Bairro de Fátima – Os números do mutirão realizado pela prefeitura de Varginha e a comunidade do Fátima na Praça Leopoldo Melo e quadra do bairro demonstram como a ação da administração municipal em parceria com o cidadão é eficaz. O mutirão contra a dengue realizado pela secretaria municipal de Saúde foi desenvolvido em paralelo com a revitalização do local. As obras e ações foram feitas com a integração das secretarias de Governo, Habitação e Promoção Social e a de Meio Ambiente.

Cerca de duas mil pessoas participaram do mutirão que trouxe o tema “Folclore no Combate à Dengue” na edição do evento no Fátima. Foram arrecadados aproximadamente 580 quilos de embalagens recicláveis e 210 pneus.

A empregada doméstica Francisca da Silva, moradora do bairro, participou do evento com os dois netos. “O clima no bairro está diferente. Estamos vendo a Guarda Municipal sempre por aqui e o dia de hoje é de muita alegria, principalmente, pelas crianças”.

“Ações integradas do governo vão proporcionar melhorias contínuas para os moradores do bairro de Fátima e região” destaca o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”. Para atender as solicitações apresentadas pela comunidade foram realizados levantamentos de dados da região, obras de melhorias na praça e quadra e o reforço das ações preventivas de segurança desenvolvidos pela Guarda Municipal. A intensificação das rondas diárias e ponto-base no bairro são atividades da GM realizada com a participação da comunidade local.

Varginha Sem Lixo Eletrônico - O Mutirão de Resíduos Eletrônicos – Varginha Sem Lixo Eletrônico, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), em parceria com a EcoBrasil, recolheu lixo eletrônico durante o mutirão. Moradores entregaram no estande da Semea computadores, acessórios de informática, eletrodomésticos e aparelhos celulares. Através da parceria entre a prefeitura e a Rede Varginha pela Coleta de Óleo de Cozinha Usado foram coletados cerca de 50 litros de óleo.