25 AGO 2011
Corujinha recebe secretário do Trabalho de Minas

Carlos Pimenta abre a Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente do Sul de Minas, às 9h, no Theatro Capitólio; prefeito destaca importância do encontro

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, recebe nesta sexta-feira (26/8) o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, para a Conferência Regional de Emprego e Trabalho Decente. O evento, que abrange a região do Sul de Minas, vai discutir políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social. Os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho, nos seguintes eixos temáticos: princípios e direitos, proteção social, trabalho e emprego e diálogo social.

Essa será a segunda de cinco conferências preparatórias para a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada em Belo Horizonte, nos dias 6 e 7 de outubro. Esses encontros culminarão com a realização, em 2012, da 1ª Conferência Nacional.

A participação nas conferências regionais é gratuita. Podem se inscrever representantes do poder Executivo, de empresas e entidades patronais, de trabalhadores e organizações do terceiro setor. Em cada encontro regional serão eleitos 60 delegados, perfazendo 300 que se reunirão na Conferência Estadual. Dos 60 representantes do Sul de Minas, serão 18 integrantes de governos, 18 dos empregadores, 18 dos trabalhadores e seis de outras entidades da sociedade civil. Os encontros seguem premissas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com vistas à criação da Agenda Nacional do Trabalho Decente.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego foi criada em 2011, pelo governador Antonio Anastasia, com o objetivo de estruturar políticas de geração de emprego e renda para os mineiros. De acordo com o prefeito Eduardo Corujinha, o governador fez uma escolha acertada ao indicar Carlos Pimenta para a pasta. “Trata-se de um homem público com profunda visão social, que representa um partido, o PDT, que tem a questão trabalhista no seu DNA”, afirma.

Antes da abertura da conferência, às 9 horas, o prefeito e o secretário Carlos Pimenta darão entrevista.