29 AGO 2011
Prefeitura abre inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo em Varginha
O Dia Mundial de Combate ao Fumo é comemorado na próxima segunda-feira (29). A data vem de encontro às inscrições do Programa de Tabagismo desenvolvido pela Prefeitura de Varginha gratuitamente, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Os interessados em participar da iniciativa que tem como objetivo reduzir o número de fumantes no município podem procurar qualquer unidade de saúde da cidade.

A prefeitura dispõe de uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, médico, psicólogo, farmacêutico e nutricionista que trabalha com o participante que deseja parar de fumar. São formadas turmas de até 25 integrantes que nas reuniões recebem informações sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de viver sem o cigarro. Após esta etapa, o integrante do programa participa de sessões semanais, em seguida quinzenais, e depois mensais.

O atendimento é realizado através da consulta de avaliação clínica do paciente com o objetivo de elaborar um plano de tratamento. Na consulta, o profissional especializado avalia a motivação do paciente em deixar de fumar, o nível de dependência física à nicotina, as indicações e contra-indicações no caso de apoio medicamentoso com acompanhamento e avaliação durante o tratamento.

O programa existe em Varginha há cinco anos, sendo que neste período cerca de 126 participantes foram assistidos e 46 abandonaram o vício. “O tabagismo apresenta um padrão evolutivo semelhante ao de doenças crônicas, podendo apresentar períodos de remissões e recidivas. Estudos mostram que os fumantes tentam parar de fumar em médica cinco vezes até conseguir parar definitivamente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Fausto Geraldeli Carvalho.

De acordo com a coordenadora das unidades básicas de saúde da Semus, Suely Siqueira, o programa pretende atuar direta e indiretamente na atitude da população. “Além de reduzir o número de fumantes, o objetivo é a prevenção, a proteção da população contra a exposição à fumaça de tabaco e a regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas”.