29 AGO 2011
Secretário de Trabalho e Emprego anuncia projeto de Centro de Qualificação Profissional em Varginha
O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, abriu nesta sexta-feira (26/8) a Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente, ao lado do prefeito Eduardo Carvalho Corujinha, no Theatro Capitólio. No discurso de abertura, o secretário e o prefeito anunciaram o projeto de implantar em Varginha um Centro de Qualificação e Capacitação Profissional.
O projeto da Secretaria de Trabalho e Emprego de Minas Gerais (Sete-MG) encontra-se em fase final de formatação. A previsão é de que comece a ser implantado em 2012. Os Centros de Capacitação Profissionais funcionarão em pólos regionais do Estado, atuando como interface entre as empresas e os profissionais. Cada centro fará uma pesquisa das exigências do mercado de trabalho nas diferentes regiões e ofertarão cursos profissionalizantes gratuitos de acordo com as demandas.
O secretário Carlos Pimenta enfatizou que a criação do Centro em Varginha é de extrema importância para o crescimento da região, uma vez que a economia local está crescendo e o País está passando por um momento de expansão econômica. Pimenta também aproveitou a oportunidade para agradecer a receptividade e a boa relação que o município mantém com o governo estadual.
Corujinha agradeceu a presença do secretário e destacou a importância do Centro de Qualificação Profissional para a cidade e a região. “A proximidade com capitais importantes como São Paulo, Rio e Belo Horizonte e as facilidades logísticas estão atraindo novos empreendimentos. Precisamos qualificar e capacitar nosso jovens e adultos para os novos desafios do universo do trabalho”, afirmou. Segundo ele, o novo Centro irá se somar à rede de formação profissional já instalada na cidade, que inclui unidade do Cefet, o Sistema S e seis universidades.
A conferência de Varginha foi a segunda de uma série de cinco. Elas culminarão com a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que será realizada nos dias 6 e 7 de outubro, em Belo Horizonte. Em 2012 acontecerá a 1ª Conferência Nacional. Os encontros seguem premissas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com vistas à criação da Agenda Nacional do Trabalho Decente.
Corujinha destacou ainda a parceria do município com o governo do Estado e com a União na área de geração de emprego e renda e de capacitação profissional. “O secretário Carlos Pimenta é um dos melhores quadros do PDT, que tem o eminente ministro Carlos Luppi è frente do Ministério do Trabalho”, afirmou. “Nossos companheiros do PDT foram formados dentro da melhor visão trabalhista e têm profundo compromissos com o crescimento do País e com o trabalho digno e bem remunerado”.