29 AGO 2011
Hospital Bom Pastor recebe certificado que comprova excelência de análises

A classificação excelente foi emitida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ)

O Laboratório Municipal da Fundação Hospitalar do Município de Varginha (Fhomuv) recebeu, após cinco anos de comprovações, a classificação prata em excelência laboratorial. A classificação foi emitida pelo PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade. Esse certificado confirma que o laboratório atende aos padrões de qualidade, obtendo nos últimos cinco anos 100% de desempenho em suas análises clínicas e também por atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor geral, Aniel Pereira Braga Filho, afirma que o hospital está cumprindo com sua missão que é investir em tecnologia, segurança e humanização ao paciente. “Estamos sempre preocupados com melhorias para o cliente, nos preocupamos com a segurança e eficiência em nossos tratamentos e diagnósticos. O laboratório é um exemplo disso, são cinco anos com 100% de desempenho nas análises clínicas”.

Segundo o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha” o hospital se destaca em mais uma classificação nacional, “fazendo com que a instituição seja reconhecida e novos recursos sejam liberados para que cada dia mais possamos aprimorar os serviços para os usuários”.

No laboratório municipal são realizados em média 11 mil atendimentos por mês. Além dos setores internos do hospital, presta serviços para outras instituições como: Lar São Vicente de Paulo, Cadeia Municipal e todas as unidades básicas de saúde, Programas Saúde da Família (PSF) e Centros Sociais. O serviço é referência para diagnóstico em nível microrregional em tuberculose e aids certificado pela FUNED – Fundação Ezequiel Dias e no diagnóstico em hanseníase. Regina Gomes Nunes Silva, responsável técnica do laboratório, acredita que o resultado excelente só foi possível graças aos colaboradores do setor. “Temos aqui uma equipe muito boa que contribuiu muito com esse resultado positivo” afirma.

O Programa Nacional de Controle de Qualidade entrou em vigor em 1976 durante o Quinto Congresso Brasileiro de Análises Clínicas em Belo Horizonte. Desde essa data o programa é administrado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. O Programa cresceu e hoje é o maior e melhor existente no país com a introdução de novos materiais destinados ao controle externo e de planilhas informatizadas de inserção de resultados no Centro de Processamento de Dados através da Internet, proporcionando rapidez na avaliação das respostas de seus clientes.