30 AGO 2011
Varginha busca experiências para qualificar o comércio

Comitiva formada por representantes da Associação Comercial, Sebrae e Prefeitura conhece a experiência de Curitiba, com o objetivo de identificar formas de aperfeiçoar o setor

Representantes da Prefeitura de Varginha, da Associação Comercial e do Sebrae-MG, regional Sul de Minas, participam, a partir desta quarta-feira (31/8), de visita guiada ao Centro Comercial de Curitiba, no Paraná. O objetivo é recolher experiências que possam ser adotadas em Varginha. “O comércio de rua sofre forte concorrência dos shopping centers e do comércio virtual”, diz o prefeito Eduardo Carvalho Corujinha. “Queremos qualificar o comércio já estabelecido, para que possa fazer frente aos novos desafios”, explica.

Além de revitalizar o Centro, o projeto deverá contribuir para a melhoria do trânsito da cidade, já que as mudanças preveem intervenções nas calçadas, nos estacionamentos e na ocupação do espaço urbano. “O modelo de Curitiba é semelhante ao que pretendemos adotar no Centro Comercial de Varginha”, diz Corujinha, que está acompanhado por representantes da Prefeitura, pelo gerente regional do Sebrae, Juliano Cornélio, e por integrantes da Associação Comercial.

O que foi feito

Pensando em tornar a região central de Curitiba um local mais agradável, tanto para os moradores quanto para o comércio, a Associação Comercial do Paraná lançou, em 2004, o projeto Centro Vivo. “Ele nasceu com o objetivo de fortalecer o comércio de rua. Reunimos os comerciantes e o poder público para identificar e solucionar os problemas da região”, explica o coordenador do projeto, Antonio Miguel Espolador Neto. Entre as conquistas estão a instalação de câmeras de segurança, melhorias nas ruas de acesso e a revitalização de calçadas. Segundo ele, ainda existem problemas que precisam ser corrigidos, como a falta de banheiros públicos e a pichação dos muros.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Teixeira de Almeida, conta que há anos a prefeitura trabalha para evitar o esvaziamento do Centro, comum em outras metrópoles. “Calçadões, restrição de carros, revitalização das calçadas, iluminação nova, câmeras de segurança, estas medidas foram implantadas para beneficiar o Centro”, enumera.

O Plano de Ação para o Desenvolvimento do Comércio de Varginha 2011 foi lançado no dia 19 de julho. É resultado de parceria da Prefeitura Municipal com Sebrae, Senac, Sindicado do Comércio Varejista de Varginha (Sindvar) e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (Aciv). O primeiro passo é no sentido de diagnosticar o atual cenário do comércio na cidade, definir estratégias de atendimento e vendas, criar padrões nos estabelecimentos, revitalizar os centros comerciais e, por fim, criar um mercado mais lucrativo e competitivo.

Varginha é a primeira cidade do sul de Minas a implementar este tipo de iniciativa junto ao setor. A segunda etapa será completada pelo Resultado dos Indicadores de Gestão, que consolidará a capacitação de gestão de cada comerciante. A terceira fase consistirá em encontro dos comerciantes com as entidades envolvidas para que seja apresentado o resultado do diagnóstico e dos indicadores.

O quarto passo do projeto será o início do ciclo de palestras motivacionais e de conhecimento esplanadas por diversos profissionais da área para os empresários e microempresários locais. Após as consultorias, diagnóstico, palestras e encontros, o último passo será a revitalização das áreas comerciais de Varginha, incluindo o Centro da cidade. A prefeitura fará um estudo e definirá padrões de layout externo dos estabelecimentos comerciais. Além disso, será feita a manutenção das calçadas e ruas ao redor das lojas, bem como a conservação da iluminação e a segurança específica necessária para este tipo de área.