06 SET 2011
Lago de Furnas e Praça da Mina recebem ações ambientais

O último fim de semana foi marcado por ações ambientais em dois importantes pontos da cidade. No sábado (3) houve o Dia de Cooperar 2011, na praça da Mina, e, no domingo (4), foi realizada a Barqueata Ecológica Regional, com saída em Varginha e chegada em Três Pontas.

O Dia de Cooperar na praça da Mina contou com o apoio da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), com ações durante toda a manhã. O local recebeu caminhada para limpeza, com participação de voluntários, confecção de jardim, coleta de óleo de cozinha usado, aferição de pressão, orientações nutricionais e medição de glicemia, além de palestras de conscientização ambiental.

A Barqueata Ecológica Regional reuniu os municípios de Varginha, Elói Mendes e Três Pontas que se integraram com o objetivo de defender a qualidade e a quantidade das águas do Lago de Furnas e na extensão dos Rios Verde e Sapucaí. As prefeituras dos municípios, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SSAE - Elói Mendes e Três Pontas) realizaram a primeira edição do evento.

Na semana que antecedeu a barqueata, houve recolhimento de lixo nas margens do Lago de Furnas, numa extensão de aproximadamente 25 quilômetros. A 1ª Barqueata Ecológica teve saída do Lagamar, em Varginha, comunidade da Barra em Elói Mendes e a chegada foi no Distrito do Pontalete em Três Pontas. Cerca de 500 pessoas participaram da iniciativa.

O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho Corujinha, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Rômulo Azevedo Ribeiro, participaram das duas atividades e destacaram a importância da mobilização popular em eventos que buscam a conscientização ambiental da população. “Temos ações efetivas espalhadas por todo o município e, no fim de semana, são importantes os eventos para mobilizar e multiplicar ainda mais o trabalho de educação e conscientização. Só conseguiremos resultados em projetos de meio ambiente se contarmos com a cooperação da população”, observou Corujinha.